Observatório do IFRO capacita pesquisadores bolivianos

Publicado: Sexta, 24 de Março de 2017, 16h02 | Última atualização em Sexta, 24 de Março de 2017, 16h03

Capacitação 3

O Observatório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) realizou na terça-feira (21), no Campus Guajará-Mirim, capacitação com pesquisadores que vão atuar em pesquisas de campo nos municípios bolivianos de Guayaramerín e Riberalta.

Os pesquisadores bolivianos, da Universidad Autónoma Del Beni (UAB), foram selecionados através do edital 142 (https://goo.gl/tvEv7M), para participar de coleta de dados primários e secundários na área urbana dos municípios de Guayaramerín e Riberalta. Durante a capacitação, foram repassados a metodologia da pesquisa a ser empregada, bem como questionários a serem trabalhados em campo. “Os próximos passos das atividades é elaborar o plano de trabalho e a execução do mesmo, com a realização da pesquisa de campo, coleta de dados, tabulação e estatificação desses dados e análises, culminando com a audiência pública”, esclareceu a coordenadora do Projeto de Pesquisa Diagnóstico Regional Guajará-Mirim, Rosa Martins, que ministrou a capacitação.

Para o pesquisador Johann Bruno Schilik Suarez, da UAB, a capacitação foi essencial para desempenhar um bom trabalho. “Eu estou como colaborador do encarregado da pesquisa que é o professor Rolando, e vou ajudá-lo a fazer a coleta de dados, manejar os dados obtidos, e a capacitação foi muito importante para saber como vamos fazer essa coleta de dados”, disse.

O Observatório

O Observatório do IFRO, desenvolvido pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (PRODIN), por meio da Diretoria de Planejamento (DPLAN), constitui-se em um espaço institucional destinado à realização de pesquisas sobre o mundo do trabalho e sua interação com a Educação Profissional, Científica e Tecnológica de modo a apoiar o planejamento estratégico do IFRO.

A missão do Observatório do IFRO é assessorar a tomada de decisão institucional a partir do fornecimento de informações e estudos socioeconômicos, tendo como parâmetro o desenvolvimento local e regional na perspectiva da construção da cidadania.

• Capacitação__1
  • Capacitação__2