Representantes do Ensino, Pesquisa e Extensão reunidos

Publicado: Quinta, 16 de Março de 2017, 10h44 | Última atualização em Quinta, 16 de Março de 2017, 10h44

DSC09096
Três dias de debates sobre Ensino, Pesquisa e Extensão são realizados em Porto Velho. No evento realizado no auditório do Campus Zona Norte participam representantes de todos os campi. Iniciado na terça (14), num primeiro momento o encontro realizou reuniões por eixos. E desde a tarde do dia 15 é realizado o IV Encontro de Gestores de Ensino Pesquisa e Extensão, com a participação integrada de mais de 40 gestores.

O reitor Uberlando Tiburtino Leite fez um chamamento para que os representantes fizessem propostas para superar os desafios atuais de uma instituição já não estão mais em implantação. Os únicos campi no momento que se encontram nesta fase são os de Guajará-Mirim e de Jaru, este último passou a ser campus em 2016. “Nossa prioridade é o ensino, a pesquisa e a extensão, e pensar os três em conjunto. Sendo que o desafio maior está nos campi, onde são desenvolvidos e onde deve acontecer essa integração”. Em sua fala, o reitor também explicou que estão sendo formados grupos de trabalho com participação de alunos e servidores para debater temas como reforma do ensino médio no âmbito do IFRO.

Ainda na abertura da segunda parte do evento, o pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propesp), Gilmar Alves Lima Junior, fez um histórico dos encontros passados. O 1º ENPEX/IFRO (Encontro de Ensino, Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação e Extensão do Instituto Federal de Rondônia) foi realizado no Campus Vilhena, no sul do Estado, em 2014. Para o Diretor do Campus Zona Norte, Miguel Fabrício Zamberlan, nos oito anos de Instituto Federal, muito se viu de avanços da instituição no Estado de Rondônia e, também, internamente no nível de equipe.
Já a pró-reitora de Extensão, Maria Goreth Araújo Reis, apontou como foi o primeiro momento de reuniões de representantes de DEPEX (Departamentos de Extensão dos campi): “cada departamento apresentou seu plano de trabalho (PAT), discutimos sobre os Fóruns de Gestão e sobre as visitas técnicas aos campi”.

A reunião prossegue até o dia a tarde deste dia 16 com apresentações da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (PRODIN) sobre Planejamento – PAT 2017, RedMine, recredenciamento do IFRO junto ao MEC e Sistema Eletrônico de Informações (SEI/IFRO), e também debates sobre gestão de pessoas, práticas exitosas de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão, permanência e êxito, Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), finalizando com encaminhamentos.

• DSC09085
  • DSC09094