IFRO elabora plano estratégico para permanência e êxito de alunos

Publicado: Terça, 07 de Fevereiro de 2017, 14h35 | Última atualização em Terça, 07 de Fevereiro de 2017, 14h40

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) inicia nesta semana reuniões com as comunidades internas dos campi, para apresentar e discutir, a partir de informações gerais sobre a evasão e retenção no IFRO, estratégias para permanência e êxito dos discentes. A primeira reunião acontece hoje (07) no Campus Ariquemes.

Na ocasião, em três diferentes momentos, será apresentado à direção geral dos campi, lideranças de turmas e servidores, o Plano Estratégico para Permanência e Êxito do IFRO, elaborado pela Comissão Central.   “A partir destas reuniões, as Comissões locais devem elaborar um Plano Estratégico para Permanência e Êxito local, com foco em situações específicas da Unidade que colaboram para a evasão e retenção e o que deve ser feito para alcançar a permanência e o êxito dos alunos”, explica o Pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Gilmar Alves Lima Junior, que compõe a comissão.

O objetivo geral do plano é reduzir os índices de evasão e retenção dos estudantes em todos os níveis e modalidades de ensino ofertados no IFRO. O diagnóstico quantitativo foi realizado a partir das taxas de evasão e retenção, através dos dados recebidos da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) e com base no Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (SISTEC). “O diagnóstico qualitativo foi realizado com base nas causas da evasão e retenção, com base no levantamento dos principais motivos para evasão e retenção dos estudantes e foram utilizados para definir as ações e estratégias de combate a evasão e retenção”, acrescenta Gilmar Alves Lima Junior.

Nos dias 8 e 9 de fevereiro serão visitados os campi Porto Velho Zona Norte e Calama, respectivamente. Nessas mesmas datas serão feitas reuniões nos campi Cacoal (dia 8) e Ji-Paraná (dia 9). As outras unidades aguardam o agendamento das visitas.

Sobre as comissões

A Reitoria instituiu uma Comissão Central e cada campus uma Comissão local para levantar dados e elaborar o Plano Estratégico para Permanência e Êxito do IFRO.

A iniciativa se deu a partir dos compromissos assumidos no Termo de Acordos e Metas assinados pelos Institutos Federais e o MEC e pelo Acórdão n.506/2013. Houve então a criação da Comissão Nacional e as ações foram replicadas até os Campi.

No IFRO, a primeira portaria da Comissão local foi instituída na Portaria n.1209/2015, depois alterada nas Portarias n. 1659/2016 e n.1954/2016.