Estudantes podem participar de programas para auxílio estudantil

Publicado: Terça, 07 de Fevereiro de 2017, 12h14 | Última atualização em Terça, 07 de Fevereiro de 2017, 12h14

logo assistencia estudantil

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), está com inscrições abertas para alguns dos programas de assistência estudantil, ofertados pela instituição: auxílio transporte (Procat), alimentação (Procal) e moradia estudantil (Promore). Ao todo o IFRO disponibiliza ao longo do ano diversas vagas para cinco programas de atendimento a estudantes socioeconomicamente vulneráveis, incluindo os que possuem vagas em aberto, e também para auxílio ao estudante colaborador (Procae) e para o programa de auxílio complementar (Proac).

Os alunos devidamente matriculados no IFRO podem se inscrever para as mais de 1500 vagas ofertadas, no momento, pelos campi: Ji-Paraná, Vilhena, Porto Velho Calama e Zona Norte. O auxilio busca promover a igualdade social, o acesso e a permanência e êxito escolar, por meio de acompanhamento dos estudantes em situação socioeconômica vulnerável. Os interessados devem possuir renda familiar de até um salário mínimo e meio, e apresentar documentos conforme as exigências de cada edital.

Saiba mais sobre os programas

O auxílio transporte assegura condições de locomoção aos estudantes residentes na cidade ou zona rural, visando sua permanência e conclusão dos estudos, através da concessão de vale transporte ou do estabelecimento de parcerias. O aluno que permanecer na instituição em período integral ou além do horário de aula pode contar com o auxílio alimentação, seja na forma de vale refeição ou pelo auxílio financeiro. O IFRO ainda realiza a viabilização de moradia/aluguel ao estudante oriundo de outras localidades, que necessite residir temporariamente no município sede do campus, para terem ampliadas suas condições de acesso, permanência no processo educativo.

Para os estudantes que não tenham suas necessidades atendidas pelos programas acima, o IFRO ainda oferece, através do Programa de Auxílio Complementar (Proac) também assistência financeira, sendo que os valores serão definidos pelo Colégio de Dirigentes. A concessão de bolsa ao estudante colaborador busca inserir o aluno em atividades de educação em horários compatíveis com suas práticas acadêmicas, sendo as vagas abertas com os valores para o auxílio, definidos através de edital próprio, com instrução da reitoria.

Confira as inscrições que estão abertas:

Campus Vilhena: auxílios Procat, Procal e Promore. As inscrições poderão ser realizadas na Coordenação de Assistência ao Educando (Caed) até o dia 15/03/2017.

Campus Ji-Paraná: auxílios Procat, Procal e Promore. As inscrições poderão ser realizadas na Coordenação de Assistência ao Educando (Caed) até o dia 10/02/2017.

Campus Porto Velho Zona Norte: auxílios Procat e Procal. As inscrições poderão ser realizadas online e a entrega da documentação poderá ser realizada até o dia 14/02/2017 na Coordenação de Assistência ao Educando (Caed).

Campus Porto Velho Calama: auxílios Procat e Procal. As inscrições poderão ser realizadas online, do dia 09/02 à 16/02/2017.

Acesse os editais na íntegra, através do link: http://portal.ifro.edu.br/editais-proen/2017-assistencia-estudantil.