Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

IFRO recebe solicitações de Certificação de Conclusão do Ensino Médio

Publicado: Sexta, 20 de Janeiro de 2017, 11h04 | Última atualização em Sexta, 20 de Janeiro de 2017, 11h10

ENEM

Iniciou neste dia 20 de janeiro o Processo para solicitação de Certificação de Conclusão do Ensino Médio com a utilização dos resultados de desempenho obtidos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM 2016). O interessado tem até 30 de dezembro de 2017 para fazer o pedido, que se destina a pessoas maiores de 18 anos que não concluíram o Ensino Médio em idade apropriada e que indicaram a pretensão de utilizar os resultados de desempenho para fins de certificação de conclusão do Ensino Médio, no ato da inscrição do Enem, bem como a Instituição Certificadora. Outro requisito é ter pontuação mínima de 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento do Exame e de 500 pontos na Redação.

A Certificação também é destinada a pessoas privadas de liberdade - conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - e a jovens sob medidas socioeducativas que estão fora do sistema escolar regular.

O Certificado de Conclusão do Ensino Médio é um documento que reconhece oficialmente que o participante do ENEM cumpriu na íntegra todos os componentes curriculares do núcleo comum do atual Ensino Médio. Outra modalidade é a Declaração Parcial de Proficiência, para comprovar pontuação mínima necessária em uma ou mais áreas de conhecimento avaliadas no ENEM que correspondem aos componentes curriculares do atual Ensino Médio.

Requerimento
Para a solicitação é necessário comparecimento na Coordenação de Registros Acadêmicos (CRA) do campus do IFRO para o qual o participante fez indicação, no horário de 8 às 11 e das 14 às 17 horas. Além do preenchimento do requerimento, deve-se apresentar uma foto 3x4, o Boletim Individual com resultado do ENEM, mais documento oficial de identificação (Carteira de Identidade; Carteira Nacional de Habilitação; Carteira de Trabalho e Previdência Social; Carteira Funcional emitida por repartições públicas ou por órgãos de classe de profissionais liberais; identidade militar expedida pelas forças armadas ou comandos militares; carteiras funcionais expedidas por órgão público que, por lei federal, valham como identidade) ou Registro Nacional de Estrangeiro ou a Carta Transfronteiriça para os candidatos estrangeiros. Além do CPF, Certificado de reservista (masculino), Título de eleitor e comprovante de quitação eleitoral e de residência atualizado. Todos com originais e cópias.

Mais informações estão disponíveis no edital: Certificação - ENEM

Fim do conteúdo da página