IFRO discute parcerias com SEBRAE

Publicado: Quarta, 18 de Janeiro de 2017, 18h36 | Última atualização em Quarta, 18 de Janeiro de 2017, 18h42

DSC08310

O Reitor e servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), receberam nesta quarta-feira (18), na Reitoria, a visita de representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) em Rondônia. No encontro foram discutidas parcerias entre as duas instituições, entre elas o apoio através de capacitações para gestão das incubadoras de empresas instaladas pelo IFRO, no final de 2016.

Na reunião foram abordadas as ações conjuntas que poderão ser executadas entre as duas instituições, relacionadas às incubadoras de empresas. Nesse aspecto, segundo o diretor técnico do SEBRAE, Samuel Almeida,  a entidade atuaria com o portfólio de produtos e serviços de conhecimento de gestão empresarial, capacitando os empreendedores que estão em processo de incubação. “Instituições como o IFRO têm o conhecimento de pesquisas e o Sebrae tem o know-how de gestão e a integração dessas ferramentas possibilitará às empresas condições de terem sustentabilidade no mercado”, destacou.

Outro assunto abordado durante o encontro foi a aplicação da metodologia de educação empresarial desenvolvida pelo SEBRAE, junto aos professores do IFRO. “Os objetivos das duas instituições são próximos, e um deles é o de formar pessoas com visão empreendedora. O SEBRAE desenvolve junto a instituições de ensino um projeto de educação empreendedora fazendo com que os professores discutam com os alunos a questão do empreendedorismo, e gostaríamos que o SEBRAE seja um dos parceiros do IFRO na capacitação dos nossos docentes”, disse o Reitor Uberlando Tiburtino Leite.

O coordenador de inclusão social e produtiva do IFRO, Jairo Tschurtschenthaler, reforçou a importância da construção de parcerias com outras instituições. “Nós temos dentro do Programa de Práticas Empreendedoras as incubadoras de empresas e o SEBRAE poderá atuar como um parceiro ajudando na capacitação, na elaboração do plano de negócios para os empreendimentos que querem ser encubados, poderão atuar também com o SEBRAE Lab, que fomenta a inovação e o empreendedorismo”, ressaltou.

Uma reunião foi marcada para a próxima semana para alinhar as parcerias propostas entre as duas instituições.

Sobre as incubadoras

Lançada no dia 14 de dezembro, a primeira Rede de Incubadoras de empresas do Estado de Rondônia (Redinova) é um programa de extensão e desenvolvimento empresarial e profissional do IFRO, voltado para a problemática regional, para a melhoria das condições sociais, e de apoio ao desenvolvimento sustentável do Estado de Rondônia, tendo como principal objetivo a transformação das ideias de empreendedores em produtos, processos ou serviços com inovação tecnológica, que atendam ou induzam demandas de mercado.