IFRO lança primeira Rede de Incubadoras

Publicado: Sexta, 09 de Dezembro de 2016, 15h24 | Última atualização em Quinta, 15 de Dezembro de 2016, 11h50

Logo REDINOVA

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) inaugura na próxima quarta-feira, dia 14 de dezembro, a primeira Rede de Incubadoras de empresas do Estado de Rondônia (Redinova). Na oportunidade será assinado o protocolo de intenções com os parceiros e será lançado o primeiro edital para a seleção de empresas a serem incubadas.

O projeto visa incubar empresas ou ideias que sejam totalmente inovadoras, proporcionando desenvolvimento para o Estado e trabalhando conceitos já utilizados em outros locais do Brasil, e no mundo.

No primeiro edital serão selecionadas empresas startups e espin-offs , que trabalham com inovação ou nasceram a partir de pesquisas acadêmicas. “As startups são aquelas que crescem em ritmo acelerado e dobram de tamanho e faturamento todos os anos”, explicou Jairo Tschurtschenthaler, coordenador de inclusão social e produtiva, da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) do IFRO. A escolha das empresas será feita através da elaboração do plano de negócios a ser submetido para análise.

O termo assinado entre os parceiros objetiva fomentar as incubadoras no Estado, para que cada uma possa contribuir com a Redinova. “Pretendemos firmar termos de cooperação para que possamos trocar capacidade técnica e estrutural com cada instituição integrante”, concluiu o coordenador.

A Redinova será implantada pelo IFRO em parceria com o Governo do Estado de Rondônia, a Federação das Indústrias de Rondônia (Fiero), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (Senai), o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Rondônia (Sebrae), o Instituto Luterano de Ensino Superior (ILES/Ulbra) Porto Velho, a Fundação de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e a Pesquisa (Fapero), o Sindicato dos Administradores no Estado de Rondônia (Saero) e Instituto Norte Amazônia de Apoio ao Terceiro Setor (Inats).