Professores realizam capacitação em Português como Língua Adicional

Publicado: Sexta, 09 de Dezembro de 2016, 12h49 | Última atualização em Sexta, 09 de Dezembro de 2016, 15h05

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) realiza, nos dias 13 e 14 (terça e quarta-feira), o curso de Português como Língua Adicional (PLA). Participam professores de línguas estrangeiras e de habilitação somente em Português que desejam ensinar a língua portuguesa para um público que tem como língua nativa outra língua. A assessora de Relações Internacionais (ARINT), Laura Borges Nogueira, frisa que esta é uma capacitação que serve ao atendimento posterior a cursos destinados ao trabalho com imigrantes, comunidades indígenas ou de fronteira, por exemplo, que necessitam do Português como língua adicional.

Mais de 20 professores das várias unidades do Instituto estão inscritos no curso, a ser ministrado no Campus Porto Velho Zona Norte. O PLA passará a ser o terceiro curso ofertado por meio do o programa e-Tec Idiomas Sem Fronteiras, que neste ano ofertou o primeiro módulo dos cursos de inglês e espanhol à comunidade interna e externa, em todos dos campi do IFRO.

“No caso de nossos alunos indígenas, o curso de Português como Língua Adicional ajuda a evitar a evasão escolar, que muitas vezes ocorre porque não compreendem a língua portuguesa. Podemos buscar a inclusão dos vizinhos fronteiriços, dos imigrantes e, ainda, na internacionalização do IFRO. No caso do Campus Guajará-Mirim, que está na fronteira com a Bolívia, já fomos informados de que a comunidade aguarda a realização desse curso. A Língua Portuguesa é cada vez mais demandada no mundo todo e no próximo ano a expectativa é aumentar mais a procura por português como língua adicional”, conclui Laura Nogueira.