Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Mais de 70 pessoas representam o IFRO no Connepi 2016

Publicado: Terça, 06 de Dezembro de 2016, 17h55 | Última atualização em Quarta, 07 de Dezembro de 2016, 16h53

reitor

Desta terça (06) até a sexta (09) ocorre o Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi), organizado pelo Instituto Federal de Alagoas (IFAL), com a participação de estudantes, professores, profissionais e pesquisadores de todo país. Do Instituto Federal de Rondônia participam mais de 70 representantes. Esta é uma das maiores delegações do IFRO na atividade, ficando atrás apenas de 2015, quando o Connepi foi realizado em Rio Branco (AC). Na oportunidade, foram apresentados 160 trabalhos científicos, com a participação de 210 alunos e 30 servidores. Com o tema “Políticas de inovação como estratégias de fortalecimento para a rede”, esta edição do Connepi busca mais uma vez o desenvolvimento e consolidação de atividades que envolvam a pesquisa e a inovação. 

Para participar do Connepi, lançaram edital específico os Campi Ariquemes, Vilhena e Calama. E o edital da Reitoria pôde viabilizar a participação dos demais alunos regularmente matriculados, incentivando a divulgação dos resultados de pesquisa, ensino e extensão realizadas no âmbito do IFRO, além de possibilitar a troca de experiências entre bolsistas de ensino, pesquisa e/ou extensão do IFRO e de outras instituições e incrementar a produção científica dos alunos.  

O Professor do curso de Manutenção e Suporte em Informática, Jhordano Malacarne Bravim, e o estudante Tiago Ramos Rodrigues, que é do Curso Técnico em Manutenção e Suporte em informática, concomitante ao Ensino Médio, do Campus Guajará-Mirim, apresentam o banner “Avaliação dos impactos da seleção de estudantes para o IFRO”, na área das Ciências Sociais Aplicadas. Segundo o docente, o trabalho trata da avaliação do edital do Processo Seletivo Unificado (PSU) 2016/2 para estudantes do IFRO sob a ótica de avaliação de impactos de políticas públicas. Na pesquisa, o aluno pôde “aprender sobre análise documental e classificação de informações. Sem contar sobre organização das ideias e postura para apresentar o conteúdo”, analisa Jhordano. O estudo busca ainda identificar os critérios constantes no edital e classificar os critérios de acordo com as naturezas de impacto.  O Instituto Federal foi caracterizado como um bem público e, portanto, devendo ser acessível aos cidadãos. E no caso das ações afirmativas, a atual forma de seleção do Instituto possui, conforme conclui o trabalho "um impacto com viés social nesta política pública, promove além do acesso dos merecedores, também promove inclusão e justiça social por fatos históricos que muitos carregam até na atualidade".

Segundo o Pró-Reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Gilmar Alves de Lima Júnior,  este foi um evento programado para participação do Instituto desde o início do ano, devido a importância do Connepi. Algumas mudanças ocorreram quanto a sede de atividade, até ter Maceió (AL) como cidade receptora do evento. “O trabalho da gestão foi tentar cumprir o planejamento e viabilizar a participação em tempo menor”, para tanto, a Propesp entrou em contato com os campi para os que tinham recursos financeiros da Pesquisa e Extensão realizarem editais internos. E a reitoria complementou com recursos de custeio para participação do restante de projetos aprovados no XI Connepi. “Todos os alunos que se inscreveram no edital, dentro do prazo correto e com documentação correta, foram contemplados. E nós tivemos aprovados 93 trabalhos e mesmo com a questão do tempo, do curto período para se inscrever no edital, a nossa expectativa é que pelo menos 70 a 75 trabalhos sejam apresentados. Nós temos pelo edital da reitoria 42 alunos, com três servidores acompanhando esses alunos. Nos editais dos campi, temos em média 25 a 30 alunos e servidores acompanhando”. 

Na programação do Connepi há minicursos e apresentação de banners. O evento reúne ainda mesas redondas e palestras. Do IFRO também terá representante na IV Mostra Tecnológica, conforme aprovação no evento. Na quarta-feira, uma das primeiras palestras é sobre “Interdisciplinaridade em Ciências Ambientais: a pós-graduação brasileira como alavancador da pesquisa e inovação”, com o Diretor de Área CAPES, Carlos Alberto Sampaio. Também estarão presentes representantes de universidades da Finlândia e da Setec. Segundo avaliação da organização do Connepi, este é um espaço que vem se consolidando como a mais importante iniciativa para um conjunto de 18 instituições das regiões Norte e do Nordeste do país que precisam ver articulados os esforços para a promoção da ciência e tecnologia de seus 270 campi. 

As informações do  Connepi 2016 estão acessíveis nos sites: http://www2.ifal.edu.br/campus/eventos/connepi

http://connepi.ifal.edu.br/2016/

O edital da reitoria, com o resultado e os nomes participantes está disponível no Portal.

 

Fim do conteúdo da página