IFRO é destaque na IX Jornada de Foguetes no Rio de Janeiro

Publicado: Segunda, 05 de Dezembro de 2016, 17h39 | Última atualização em Terça, 06 de Dezembro de 2016, 13h57

032 Lançamento Colorado

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) conquistou destaque nacional na IX Jornada de Foguetes, durante a X Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG 2016), realizada em Barra do Piraí, Rio de Janeiro, em novembro. A equipe de estudantes do Campus Colorado do Oeste conquistou o 10º lugar na classificação geral, recebendo medalhas e um troféu.

A equipe foi composta pelos alunos Ramon Luís Garcia Magalhães e Wellington Pereira dos Santos, do 1º ano do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, campeões do III Lançamento de Foguetes do Campus Colorado do Oeste.

O professor de Física, Marcio Adolfo de Almeida, acompanhou os estudantes no evento e ressaltou o potencial dos jovens. “Ainda no campus eles conseguiram se destacar, pois foi a primeira vez que alunos do 1º ano ganharam a competição local. E com todo o aprendizado que eles obtiveram na IX Jornada de Foguetes, poderão conquistar resultados ainda melhores, e já estão se preparando para a edição de 2017”, destacou.

No total, 50 equipes de todo o Brasil participaram da Jornada de Foguetes. A competição consistiu no lançamento de foguetes confeccionados com garrafa pet e apresentação oral sobre os detalhes do projeto, avaliada pelos demais professores. No lançamento, a equipe coloradense do IFRO conseguiu atingir 161 metros de alcance horizontal. Para comparação, a equipe campeã deste ano, do Instituto Federal de Alagoas, alcançou 268 metros.

Além desta competição, as equipes participaram de outras atividades, como palestras e oficinas sobre astronomia e aeronáutica, com destaque para a palestra de abertura que foi ministrada pelo astronauta brasileiro Marcos Pontes. “Foi muito gratificante a convivência e troca de conhecimentos entre as equipes e com os palestrantes”, afirmou o professor Márcio.

A MOBFOG

Realizada pela Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), a inciativa é aberta aos alunos de escolas públicas e particulares do ensino fundamental e médio. A finalidade é avaliar a capacidade dos jovens de construir e lançar, o mais longe possível, foguetes feitos de garrafa pet ou de canudo de refrigerante, conforme o nível do aluno.

Somente os participantes do nível 4 (projetos de foguetes de garrafa pet movido a vinagre e bicarbonato de sódio) são convidados para a Jornada. Além da distância dos protótipos, os trabalhos também são avaliados por meio dos relatórios enviados pelos estudantes e professores à coordenação da Mostra. Caso a escola esteja dentro das regras e atinja o objetivo, é convidada para participar da Jornada de Foguetes.

A iniciativa terá como apoiadores a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), da Agência Espacial Brasileira (AEB), a Fundação Marcos Pontes, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

• 005_Com_Marcos_Pontes
  • 016_Apresentação_Colorado