IFRO adere ao Movimento Rondônia pela Educação

Publicado: Quinta, 01 de Dezembro de 2016, 13h27 | Última atualização em Quinta, 01 de Dezembro de 2016, 13h42

Movimento RO pela Educação 01 12 1Na manhã desta quinta-feira (1), o reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Uberlando Tiburtino Leite, fez a adesão da instituição ao Movimento Rondônia pela Educação, uma iniciativa com seis metas prioritárias para serem desencadeadas em ações que serão definidas em um plano de trabalho e se estende até 2018. Coordenado pela Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero) o movimento prevê a realização de ações conjuntas e troca de experiência com vistas à melhoria do ensino no Estado.

De acordo com a coordenadora estadual do RO pela Educação, Raquel Volpato Serbino, este é um trabalho conjunto, “nosso movimento é para articular instituições, para que uma impulsione a outra”. Uma das metas é zerar o analfabetismo entre os trabalhadores de Rondônia, além de integrar escola, família e sociedade para melhorar a educação; implantar projeto de formação para gestores escolares; reduzir 80% da evasão escolar identificada no Estado; promover experiências que diminuam ou erradiquem a evasão escolar e promover 70% de escolaridade básica completa dos trabalhadores da indústria. A partir das adesões de novas instituições, o Movimento expande a última meta para além dos trabalhadores da indústria.

Ao explicar sobre o funcionamento do Instituto Federal, Uberlando Tiburtino mostrou que há no quadro 530 docentes, destes 60% são mestres e doutores, e o número de estudantes se aproxima de 13 mil, nove campi, 25 polos de educação a distância e outros 176 polos funcionando em parceria com a Secretaria de Estado de Educação, atendendo aos municípios rondonienses. O reitor ainda enfatizou os investimentos feitos em relação a pessoal, na formação de professores e em infraestrutura nos sete anos do Instituto. Um dos exemplos dados foi a reformulação no projeto pedagógico do curso de Licenciatura em Física, ofertada pelo Campus Porto Velho Calama, para que seja mais voltado à docência e buscando aumentar o número de permanência exitosa. Com isso, apresentou o Painel de Indicadores, ferramenta que traz um balanço do instituto.

Na reunião também estavam presentes a pedagoga Adir Oliveira, representante do Movimento RO pela Educação, e a Pró-Reitora de Extensão do IFRO, Maria Goreth Araújo Reis.

• Movimento_RO_pela_Educação_01-12_1
  • Movimento_RO_pela_Educação_01-12_2