Estudante do PIPEEX/IFRO é premiada em evento internacional

Publicado: Sexta, 25 de Novembro de 2016, 16h55 | Última atualização em Terça, 29 de Novembro de 2016, 13h11

pipex3O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia foi representado no Congresso Internacional de Secretariado e Assessoria (CISA 2016), realizado na cidade de Porto em Portugal, entre os dias 23 e 25 de novembro. No encerramento do evento, o IFRO recebeu premiação de melhor pôster apresentado.

O trabalho é da estudante do Curso Técnico em Edificações do Campus Porto Velho Calama, Laura Rafaela Viana, que participa de intercâmbio na cidade portuguesa através do Programa de Internacionalização de Pesquisa, Ensino e Extensão (PIPEEX). Seu trabalho teve como título “Mídias sociais como ferramenta para a disseminação de competências”, que recebeu orientação dos professores Antônio Santos Júnior e Sheylla Cheiak do IFRO e Anabela Mesquita Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP).

“É o primeiro congresso que participo e apresentar a minha pesquisa para a comunidade portuguesa e internacional era algo inimaginável. E ganhar o prêmio de melhor pôster também foi muito surpreendente. Percebi que minha orientadora do ISCAP-IPP ficou muito feliz com o resultado”, conta Laura Viana. Ela explica o quanto foi motivador a premiação: “as pessoas do congresso, muitas já renomadas na profissão, ficaram muito surpreendidas com o fato de eu ter 17 anos e estar lá, desenvolvendo pesquisa e fazendo apresentação, ganhando o prêmio”.

CISA 2016

O CISA 2016 “O secretariado na competitividade organizacional” é um evento da associação Conselho Profissional de Secretariado (CPS) e do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP). Nesta edição foi direcionado para a discussão da importância que a comunicação, as relações públicas, a tecnologia, a gestão da informação, e demais áreas afins, desempenham no alcance dos objetivos de uma organização.

Em Portugal as apresentações de banner são feitas de forma diferente do que ocorre normalmente no Brasil: funciona como uma espécie de “seminário”. Laura explica que apresentou para todos os participantes da atividade. “Percebi que todos se interessaram pelo tema da pesquisa. Tenho convivido diariamente com pessoas de outros países e isso me faz perceber o quanto o mundo é pequeno. Após minha apresentação, quando as pessoas foram olhar os pôsteres, expliquei sobre minha pesquisa para duas lituanas que fazem estágio no mesmo Centro de investigação que eu. O mais incrível disso é que expliquei toda a pesquisa em inglês e toda a base que eu tenho da língua foi desenvolvida apenas no IFRO”, explicou.

Também apresentou banner no evento o estudante do Campus Ariquemes, Edvan Moura, com orientação de Anabela Mesquita e Clotilde Luz. Ele trabalhou o tema: “Competitividade organizacional e educação - a busca por técnicas inovadoras no combate ao abandono escolar”.

PIPEEX

Em dois anos, o Programa de Internacionalização de Pesquisa, Ensino e Extensão (PIPEEX) apresentou grande crescimento, com um total de 52 alunos atendidos, incluindo os 12 estudantes que atualmente participam de intercâmbio na Universidade Nacional da Colômbia (UNAL), o Instituto Politécnico de Bragança (IPB) e o Instituto Politécnico do Porto (IPP), os dois últimos em Portugal.

O Programa objetiva proporcionar ações de mobilidade internacional entre estudantes e servidores do IFRO em instituições estrangeiras de educação nas áreas de ciência e tecnologia, para realização de atividades de pesquisa, ensino e extensão. Além de ampliar ações de cooperação internacional em nível institucional para estabelecer novos projetos de colaboração nas áreas citadas, o programa também possibilita melhor desempenho nos índices de avaliação da educação superior ofertada pelo instituto.

• pipex1
  • pipex2