Sistema implantado pelo IFRO reduz uso de papel na instituição

Publicado: Quarta, 23 de Novembro de 2016, 17h27 | Última atualização em Quarta, 23 de Novembro de 2016, 19h02

ifro sem papelO Sistema Eletrônico de Informações (SEI) iniciou hoje a implantação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO). Os primeiros setores que estão utilizando a ferramenta são os gabinetes das unidades do instituto, através dos processos de portarias, editais e resoluções. O sistema se consolidará gradativamente, tendo sua implantação efetivada no período de seis meses. O SEI é um meio eletrônico utilizado por instituições públicas federais, que permite a criação, edição e tramitação dos processos administrativos de forma virtual, trazendo mais agilidade, redução de custos e maior segurança.

A celeridade nos processos digitais, segundo Leandro Felix, presidente da comissão de implantação do SEI, é comprovada quando reduz o tempo do envio de documentos para as unidades do IFRO. “Por exemplo, um processo aberto pela reitoria deve seguir para os campi, existe um tempo para que o documento chegue até lá. Com o SEI é possível enviar ao mesmo tempo para mais unidades”, esclareceu. A ferramenta possui muitos recursos adicionais além de reduzir o gasto com a impressão de documentos. “Os servidores terão acesso e assinarão um termo de responsabilidade. O sistema torna as ações do IFRO mais transparentes e traz agilidade para a parte administrativa”, finalizou Leandro.

IFRO sem papel

Em função da implantação do SEI, o instituto dá início ao projeto “IFRO sem papel”, que objetiva através da automatização dos processos administrativos, reduzir o uso de papel. Além disso, visa otimizar as rotinas de trabalho e reduzir gastos. O projeto também contribui com o meio ambiente no intuito de tentar eliminar o uso de papel através da eficiência na utilização do sistema. “O volume de processos produzidos na instituição é muito grande, tanto o que é produzido internamente, quanto o que recebemos. A partir do momento que toda a produção de ofícios, portarias e outras comunicações internas estiverem no sistema, esperamos uma economia, já em 2017, de no mínimo 200 mil reais. A implantação do SEI foi um marco para as instituições que implantaram e vai ser um marco para o IFRO”, destacou o Reitor Uberlando Tiburtino Leite.