Estudantes do IFRO se destacam na etapa estadual da Olimpíada de Química

Publicado: Sexta, 18 de Novembro de 2016, 12h35 | Última atualização em Segunda, 21 de Novembro de 2016, 08h24

Logo 1Entre os mais de 1,7 mil alunos que fizeram as provas da XI Olimpíada Rondoniense de Química, 49 representantes do Instituto Federal de Rondônia ficaram bem classificados. Foram três medalhas de ouro, três de prata, dez de bronze e os demais com menções honrosas e certificados de participação para as unidades de Ariquemes, Cacoal e Ji-Paraná.
O estudante Felipe Henrique da Silva Santos, do quarto ano do Curso Técnico em Informática do Campus Ji-Paraná, fez 69 pontos e garantiu uma das duas medalhas de ouro da Modalidade C. Ele explica que não teve preparação específica para a olimpíada, “no entanto, como faço curso técnico em química, tenho ótimos professores que sempre preparam os alunos para qualquer desafio de química. Além disso, tive o incentivo da minha orientadora e também minha professora Camila Budim Lopes, que sempre esteve disposta a auxiliar na minha vida acadêmica”.

O Programa Nacional Olimpíadas de Química é uma atividade de extensão de cunho cultural, que conta com apoio do Instituto Federal, UNIR e Secretaria de Estado da Educação do Estado de Rondônia. Entre os objetivos da atividade estão estimular o ensino, o estudo e a pesquisa no campo da Química, incentivar, através do ensino de química, o direcionamento dos estudantes secundaristas para esta disciplina, descobrir jovens com talento e aptidões para o estudo da química e incentivar os jovens para se dedicarem ao magistério na área de Química.

Realizada no dia 17 de setembro de 2016 em todas as regiões do Estado de Rondônia, a Olimpíada Rondoniense de Química recebeu ao todo 3.694 inscrições. Os estudantes do primeiro ano concorrem entre si com medalhas na Modalidade A, os que estão no segundo ano são da Modalidade B e no terceiro ano fazem a prova na Modalidade C. Das 1.719 provas olímpicas corrigidas, a Escola E.E.F.M. Altamir Billy Soares do município de Urupá (RO) com 244 estudantes inscritos e E.E.F.M. Santa Ana de Alvorada do Oeste (RO) com 223 foram as campeãs em número de participação.

Segundo a professora de Química do Campus Ariquemes, Thassiane Telles Conde, esta não é a primeira vez o que Campus Ariquemes obteve destaque nas Olimpíadas de Química. No ano de 2015 cinco alunos foram classificados, um na modalidade A (sendo que um ficou em primeiro lugar), dois alunos na modalidade B e outros dois alunos na modalidade C. “A partir desses resultados dois alunos foram classificados para a etapa Norte/Nordeste, conseguindo avançar para a etapa Nacional que ocorreu dia 27/08/2016, estamos aguardando a divulgação dos resultados”, afirma Thassiane. Huan Henrique Pereira dos Santos (medalhista de ouro modalidade A, na Olimpíada Rondoniense de Química 2015) e Welison dos Santos Hardth (honra ao mérito modalidade B, na Olimpíada Rondoniense de Química 2015) são os alunos de Ariquemes que disputaram a etapa nacional.

Com a realização do torneio Rondoniense 2016, alunos e professores aguardam instruções e o cronograma para a participação na etapa Norte e Nordeste 2016. “Na Olimpíada Rondoniense de Química 2016 conseguimos o feito de novamente ganhar a medalha de ouro na modalidade A, com a participação do aluno Fernando Bispo Cavalcante. Além dele o aluno Daniel Biesek V. Carvalho ganhou a medalha de prata, a aluna Gabriela Rigolon medalha de bronze, e duas classificadas, Julia Moraes Bratec e Sara Schmidt C. de Oliveira, todos na modalidade A. Já na modalidade B a aluna Isabela Pereira de S. Schoaba receberá certificado de participação devido ao bom desempenho”.

Thassiane Conde ainda ressalta o desempenho de toda equipe do campus, mas principalmente aos professores de Química que contribuíram para que os resultados fossem alcançados, incluindo o professor Ênio da Silva, Vinícius Pereira e Cássia Damasceno, que “lecionam aulas contextualizadas para o curso que o aluno está matriculado, utilizam aulas práticas em laboratório/sala de aula, aplicam jogos didáticos/dinâmicas, entre outras ferramentas de ensino, para despertar a curiosidade do educando ".

O que não é diferente nos outros campi envolvidos na competição deste ano. A exemplo de Cacoal, que também prestou homenagem a alunos e professores. "A participação de todos os alunos do Campus Cacoal na ORQ (Olimpíada Rondoniense de Química) e na ONC (Olimpíada Nacional de Ciências) foi incentivada durante todo o ano letivo, assim como em olimpíadas de outras áreas. Temos destaques em Astronomia, Física, Agropecuária, e em Química não poderia ser diferente”, analisa o professor Isael Minzon Gomes. A primeira participação do IFRO/Cacoal foi ano passado, sob coordenação da professora Aline Gomes. Em 2016 novamente a turma se envolveu, com vistas a desenvolver um trabalho para que Rondônia consiga ter representante numa etapa internacional. Em 2018, a 50th International Chemistry Olympiad (IChO) será em Praga e Bratislava. “Continuamos este ano, com o objetivo de nos envolver nesse projeto todos os anos, como forma de premiação aos discentes destaques em Química, o que incentiva os demais a também desenvolver seus potencias e afinidades com as Ciências Naturais”, finaliza Isael.

Resultado obtido pelos Estudantes do IFRO

11º  Miqueias Ferreira da Silva 52 IFRO Ji-Paraná
Nathielly Christina da Fátima 50 IFRO Ji-Paraná
Juliama Maria Silva da Silva 50 IFRO Ji-Paraná