IFRO totaliza 22 pedidos de patentes

Publicado: Terça, 12 de Janeiro de 2016, 08h02 | Última atualização em Terça, 12 de Janeiro de 2016, 08h02

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) enviou hoje mais 12 pedidos de patentes ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Os processos foram feitos pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propesp), através do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), e assinados pelo professor Carlos Henrique dos Santos, Reitor substituto. O projeto é doCampus Ariquemes e engloba as diferentes técnicas para fabricação de enlatados como alternativa de Comercialização para Piscicultores na Região do Vale do Jamari.

Os produtos referentes aos pedidos de patentes permitirão uma nova destinação dos pescados “tambaqui” com a manipulação e o desenvolvimento de um novo produto com intuito industrial. Além disso, também vai agregar mais valor ao produto e aumentar a vida útil do peixe. Ao todo o IFRO possui 22 pedidos de patentes junto ao INPI, com 8 concessões parciais e o restante em processo de análise. Essa realidade coloca o IFRO em posição de destaque na região Norte “a nossa proposta é justamente essa, a pesquisa aplicada ao desenvolvimento tecnológico. Na região somos referência em propriedade intelectual”, explicou Rafael Paes de Barros, coordenador do NIT.

Os processos encaminhados foram: Tambaqui Orgânico Ralado em Óleo, Tambaqui Ralado em Óleo, Filé de Tambaqui em Óleo, Filé de Tambaqui Orgânico em Óleo, Tambaqui em Óleo, Tambaqui Orgânico em Óleo, Filé de Tambaqui Orgânico ao Molho de Tomate, Filé de Tambaqui ao Molho de Tomate, Tambaqui Ralado ao Molho de Tomate, Tambaqui Orgânico Ralado ao Molho de Tomate, Tambaqui ao Molho de Tomate e Tambaqui Orgânico ao Molho de Tomate.