Alunos fazem apresentações de banners durante seminário

Publicado: Sexta, 11 de Novembro de 2016, 08h38 | Última atualização em Sexta, 11 de Novembro de 2016, 08h38

DSC07465A quinta edição do Seminário do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) oportunizou aos estudantes a divulgação das principais atividades desenvolvidas, através da apresentação de banners. O projeto visa estimular os alunos de licenciatura a continuarem no exercício da profissão após a conclusão do curso, além de contribuir para a formação de bons profissionais.

Com o tema “Estudo de Caracterização de Solos Como Ferramenta Interdisciplinar de Ensino de Química”, o aluno Geraldo Guilherme Oliveira Pinheiro do Campus Ji-Paraná, desenvolveu um trabalho abordando a interdisciplinaridade da química, em um breve estudo de solos. Durante as atividades desenvolvidas pelos estudantes foi ministrada uma palestra sobre a importância da caracterização físico-química de solos dentro das ciências biológicas e agrárias. O estudo foi realizado por meio da verificação dos componentes do solo, aplicando um método de baixo custo. “No aspecto químico nós verificamos por meio de titulação os teores de alumínio, magnésio e cálcio”, explicou o estudante.

O aluno Jucimar Silva dos Reis do Campus Colorado do Oeste desenvolveu com a sua equipe uma avaliação sobre a fauna ameaçada de extinção do Bioma Amazônico. “O município de Colorado se localiza em uma região de transição entre dois biomas importantes, o cerrado e a floresta amazônica, essa área vai apresentar espécies dos dois biomas por se tratar de uma área de transição”, destacou. Segundo ele, é perceptível que a população desconhece a fauna do bioma. “Essa carência de conhecimento pode levar a população a ter uma visão negativa a respeito da fauna, ou a desenvolver atividades que podem prejudicá-la”, relatou.

Além da divulgação através da mostra de banners, os participantes realizam uma exposição de materiais didáticos no encerramento do evento. “Os alunos passam por esse processo de socialização das atividades e também expõem esses recursos didáticos, eles passam por momentos de capacitação através das palestras, minicursos e oficinas”, analisou a coordenadora institucional do PIBID, Auzeni Maria Alves Nunes.

• DSC07427
  • DSC07428