Seminário expõe trabalhos de iniciação dos alunos na prática docente

Publicado: Quarta, 09 de Novembro de 2016, 09h14 | Última atualização em Quarta, 09 de Novembro de 2016, 09h18

DSC07333A quinta edição do Seminário do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) iniciou ontem as atividades no Campus Porto Velho Calama. O evento reúne participantes das licenciaturas de cinco diferentes campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO). Durante os três dias do evento os alunos realizarão exposições dos trabalhos realizados pelo programa junto às escolas, através de mostras e banners, mostrando o início da prática em sala de aula vivenciada pelos estudantes. O programa busca a valorização da docência, objetivando a formação de melhores professores.

O programa tem influências e impactos diretos tanto para os alunos de licenciatura como para os estudantes nas escolas que recebem o projeto. “Diferente da forma que eles estão estudando, levamos brincadeiras, a matéria é tratada de outra maneira. O programa nos insere dentro da sala de aula, porque quando concluímos o curso saímos sem muita experiência”, ressaltou Lisiane Nunes, aluna de licenciatura em física.

Durante os três dias de PIBID, serão realizadas conversas para o levantamento de problemáticas e possíveis soluções na área da docência. A coordenadora institucional do PIBID, Auzeni Maria Alves Nunes, ressaltou a importância da participação dos alunos em um evento institucional voltado para os próprios estudantes. “Os alunos são peça fundamental deste evento e as ações dos “pibidianos” são essenciais para a formação”, destacou.

Esta é a primeira edição do evento realizada pela Pró-Reitoria de Ensino (Proen). Segundo a Pró-Reitora de Ensino, Maria Fabíola Santos, através do PIBID é possível fortalecer o tripé, ensino, pesquisa e extensão. “O programa trabalha os projetos de pesquisa científica, mas não deixa de ter a prática da docência, do exercício e interage com o público externo”, afirmou.

A institucionalização do PIBID deverá contar com todos os campi com cursos de licenciatura na sua próxima edição. O Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional, Dauster Souza, relatou que a gestão apoia o programa de iniciação à docência buscando integrar os demais campi. “A participação no seminário é uma oportunidade que cada um de vocês tem de mostrar o trabalho desenvolvido e trocar experiências, e isto só foi possível graças a uma coordenação atuante da instituição que apoia a realização do evento, dos parceiros e dos bolsistas que integram o programa”, concluiu.

• DSC07333
  • DSC07338