Representante do Estado no Parlamento Juvenil é aluna do IFRO

Publicado: Quinta, 03 de Novembro de 2016, 12h51 | Última atualização em Sexta, 04 de Novembro de 2016, 10h56

IMG 0751Rondônia tem sua primeira representante da rede de ensino federal no Parlamento Juvenil do Mercosul, através do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO). A participação possibilita a abertura de diálogo entre os jovens sobre assuntos vinculados a educação, além de fortalecer o processo de integração, garantindo que a nova geração seja ouvida e exerça a cidadania. O tema principal é “O ensino Médio que Queremos”. Os jovens parlamentares escolhidos elaboram propostas com os anseios comuns da juventude dos países do Mercosul.

A estudante do Campus Porto Velho Calama, Lys Vitória Ribeiro, foi eleita para compor o parlamento e realizar o intercâmbio de ideias no âmbito da educação, entre o Estado e os países que compõem o Mercosul. “Acredito que podemos discutir sobre a violência nas escolas e a igualdade de oportunidades entre as diferentes escolas, proporcionando as mesmas condições na rede de ensino pública”, afirmou a aluna.

Cada Estado brasileiro possui um representante que integra o parlamento. Segundo a assessora de relações internacionais do IFRO, Laura Borges, o tema escolhido visa melhorar o ensino médio levando as opiniões dos estudantes de Rondônia. “O representante tem que estudar um pouco mais sobre a realidade do Estado na educação para ter mais conteúdo para discutir com os colegas a educação básica no Brasil. Ele vai poder trazer, com base nestas discussões, possíveis mudanças e avanços para o ensino médio”, destacou.

Para o diretor-geral do campus, Marcos Atiles, ter um membro no parlamento juvenil é essencial para discutir temas de relevância para educação. “Temos o dever de formar cidadãos que participem da melhoria e representatividade da sociedade”, concluiu.