Dia de integração melhora a qualidade de vida dos servidores

Publicado: Sexta, 28 de Outubro de 2016, 09h19 | Última atualização em Quinta, 17 de Novembro de 2016, 11h09

BRN9980Servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) participaram de um momento de integração na manhã de ontem, durante a segunda edição do evento “Viva Melhor – Dia de Mobilização pela Qualidade de Vida no IFRO”. Docentes, Técnicos Administrativos e estudantes participaram de palestras, apresentação cultural e do “Café com conversa”, onde puderam integrar dinâmicas que trabalharam a postura e o alívio das tensões do dia a dia do corpo. A iniciativa busca a melhoria do clima organizacional e o contato entre os servidores de outras unidades, além da sensibilização nas questões de saúde, sustentabilidade e vida funcional de trabalho.

O Dia “Viva Melhor” foi realizado, no Campus Porto Velho Calama, pela Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP), através da Coordenação de Atenção a Saúde do Servidor e Qualidade de Vida, em parceria com o Sindicato dos Servidores da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe) e proporcionou uma troca de experiências entre os participantes. “É muito bacana esta integração entre os colegas, normalmente ficamos cada um num canto, e esse momento permite integrar, mesmo que seja por pouco tempo”, ressaltou Auzeni Maria Alves Nunes, professora do Campus Porto Velho Calama.

Um dos assuntos abordados durante o evento foi a temática do assédio moral, em que foi diferenciada as diversas formas existentes. “Entre elas existe o assédio moral organizacional. Este é o tipo de assédio que vem da gestão, não visa uma pessoa específica, mas toda uma categoria”, explicou o palestrante, Gustavo Bernardo Monteiro. Segundo a servidora, Laura Borges Nogueira, as informações desta palestra ajudaram a esclarecer e orientaram quanto aos direitos dos servidores. “De forma geral, o servidor público sofre muito com doenças emocionais e por isso se afasta do trabalho. [...] Os gestores devem saber como melhorar o ambiente de trabalho para a equipe trabalhar mais animada, com mais vontade e garra”, analisou.

A abordagem descontraída animou a plateia durante a palestra sobre a postura e o alívio das tensões do corpo no trabalho. “Essa temática é muito importante nos dias atuais, porque vivemos muitos estresses. Eu tento trazer uma conexão da corporeidade com a espiritualidade”, afirmou Geraldo de Almeida Pimentel Filho, palestrante do evento. A motivação vivida pelos servidores pretende melhorar a rotina de trabalho e também a vida particular. “Nós, muitas vezes, levamos coisas do trabalho para casa e de casa para o trabalho. [...] Temos muito estresse e por isso é necessário muita calma, muita respiração e muito humor”, indicou Geraldo.

Ações pela qualidade de vida

Uma das preocupações da atual gestão do IFRO é trabalhar questões que garantam a integridade e a saúde dos servidores, fazendo ações que melhorem a qualidade de vida. “Tomamos a decisão de flexibilizar a carga horária dos técnicos administrativos. [...] O argumento era que tinham tempo, trabalhavam com qualidade, tinham resultados e também tinham qualidade de vida”, argumentou Uberlando Tiburtino Leite, reitor do IFRO. Segundo ele, estatísticas mostram que a principal razão do afastamento dos servidores ao trabalho é a depressão. “Muitas vezes causada pelo excesso de carga de trabalho, pelo próprio ambiente, por isso nós temos buscado melhorar isso, mas não é só a gestão que deve propor ações, depende de cada um dos servidores também”, destacou.

A DGP abriu mais de 300 vagas para capacitação com o intuito de melhorar o clima organizacional. Além disso, executou projetos para avaliar riscos e ouvir servidores sobre o ambiente de trabalho. “Ainda este ano, vamos fazer ações referentes aos exames periódicos dos servidores da reitoria, Zona Norte e Calama”, afirmou Débora Gonçalves de Lima, diretora da DGP. Ainda segundo ela, a nova coordenação de qualidade de vida foi uma conquista para todos os servidores. “Esta coordenação observa um pouco melhor em relação ao bem estar e ao ambiente de trabalho e a qualidade de vida dos servidores”, finalizou.

• DSC07146
  • DSC07158