IFRO recebe concessão parcial de 3 patentes

Publicado: Sexta, 08 de Janeiro de 2016, 08h18 | Última atualização em Sexta, 08 de Janeiro de 2016, 08h21

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propesp) por meio do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), recebeu a aprovação e concessão parcial de 3 das 5 patentes solicitadas no final do ano passado. Ao todo o IFRO possui 10 pedidos que estão sendo analisados. As patentes de invenção que foram aceitas pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) são dos campi Porto Velho Calama e Ji-Paraná. Nesta próxima fase os processos passam pela avaliação do INPI para a concessão final da patente.

Campus Ji-paraná está à frente do dispositivo didático Lectus-Diagrama de Blocos, que tem a finalidade de representar visualmente o algoritmo. O dispositivo didático pode ter além do uso lúdico a aplicação doméstica.

O Gestor Energético Residencial, criado pelo Campus Porto Velho Calama, permite o acionamento do mecanismo de ligar e desligar pontos de energia de uma residência a partir de um dispositivo móvel ou internet. Além desse, foi aceito o pedido de patente do compasso transferidor eletrônico integrado, que possibilita calcular de maneira automática e em tempo real a medida dos arcos e circunferência traçada por meio de um display acoplado ao equipamento.