Alunos do IFRO conquistam bons resultados nos Jogos dos Institutos Federais

Publicado: Quinta, 20 de Outubro de 2016, 09h49 | Última atualização em Quinta, 20 de Outubro de 2016, 10h03

Mais de 40 estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), participaram no início de outubro da Etapa Nacional dos Jogos dos Institutos Federais (JIFs). Garra, concentração, superação e força de vontade foram os ingredientes apontados por alguns dos participantes para conseguir conquistar medalhas de ouro em três modalidades: atletismo, vôlei de areia e judô.

A determinação guiou os atletas durante os dias de competição e mesmo com o desgaste físico a dupla masculina do vôlei de areia conseguiu a vitória sobre a equipe do Rio de Janeiro (IFF). “Para o vôlei de praia treinamos com temperatura elevada e lá encontramos frio, chuva e vento forte. Os adversários, em geral, sabiam jogar e tinham variadas técnicas. [...] Fizemos uma semifinal difícil e uma final mais complicada ainda, com viradas no placar que nem nós acreditamos que aconteceram. Ser campeão nacional foi a coisa mais incrível que me aconteceu no ano, viramos o tie-break de 14 a 12 para 16 a 14”, lembrou o acadêmico de licenciatura em Ciências Biológicas Kalberty Santos.

A disputa também foi grande na pista de atletismo.  Um dos destaques do IFRO na modalidade foi o estudante do curso técnico em Informática, Gabriel Martins Angelo de Souza, que conseguiu medalhas de ouro nos 100 metros rasos e no revezamento 4x100. “A competitividade estava muito forte. Durante os 100m mantive a velocidade até o final, conquistei o melhor tempo da minha vida e consegui ganhar a prova. Também ganhamos no 4x100, Rondônia tem os quatro atletas mais rápidos do Brasil dos Institutos Federais e quase pegamos o recorde, faltou pouco”, disse o atleta, que também conquistou uma medalha de prata nos 200 metros rasos e bronze no revezamento 4x400 metros.

Participando pela segunda vez na Etapa Nacional dos JIFs, o estudante do curso técnico em Florestas, Juliano Norberto Silva Aguiar, foi outro participante que conquistou medalhas no atletismo. O atleta levou ouro nos 800 metros, nos 1500 metros e no revezamento 4x100. “Foi maravilhoso poder ter conseguido vencer. Batalhei muito pra isso e foi a primeira vez que consegui ganhar ouro em uma competição a nível nacional. O esporte é algo importante tanto para saúde quanto para aprendizado e não é algo fácil, porque devemos superar a dor e muitos outros fatores, mas quando se ama o que faz não importa o sacrifício, no fim vai valer a pena todo o esforço”, contou o jovem, que também conquistou medalha de bronze no revezamento 4x400.

Persistência foi o que marcou o percurso da estudante do curso técnico em Agropecuária,  Tatielle Leal de Deus, até a vitória nos 800 metros rasos. Em seu primeiro ano competindo em provas de atletismo, a atleta teve que conciliar as atividades acadêmicas com os treinos. “No JIFRO ganhei em todas as modalidades que eu participei e fiquei muito feliz e ainda bati o recorde nos 800m lá em Ji-Paraná. Fui para o Amazonas e ganhei os 800m também e bati o recorde de novo e meu professor me incentivou a lutar pelo recorde também no brasileiro”, relatou a aluna que conquistou ainda as segundas colocações nas provas de 400 metros rasos e revezamento 4x100.

O empenho de Thayane Gabriely Dos Santos Fachi, do curso técnico em Eletromecânica levou a jovem ao pódio. A estudante, que competiu no judô na categoria 57 kg, se dedica ao esporte há nove anos, e em sua primeira participação nos Jogos conquistou a primeira colocação. “Foi uma experiência maravilhosa e gratificante. O judô é muito importante na minha vida e me ajuda no meu desenvolvimento mental e físico, concentração e desempenho”, explicou a judoca.

FOTOS: Arquivo Pessoal

• JIFS_-_2016_1