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IFRO participa do IV Encontro Regional de Educação de Jovens e Adultos da Região Norte

Publicado: Sexta, 21 de Novembro de 2025, 10h38 | Última atualização em Sexta, 21 de Novembro de 2025, 10h39

 Ereja 11O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) participou, nos dias 13 e 14, do IV Encontro Regional de Educação de Jovens e Adultos da Região Norte (Ereja/Norte), reunindo estudantes, servidores, pesquisadores, representantes dos Fóruns de EJA da Região Norte, além de instituições parceiras e movimentos sociais.

O Encontro foi um espaço coletivo de debates, trocas de experiências e construção de propostas voltadas ao fortalecimento da Educação de Jovens e Adultos (EJA) como política pública de Estado. Realizado no Teatro Banzeiros, o evento contou com 250 participantes, com foco temático “A EJA como política pública de Estado – do direito à educação à construção da cidadania ativa”. Ao longo da programação, foram desenvolvidas palestras, oficinas, mesas-redondas e apresentações culturais, que proporcionaram momentos de aprendizagem, troca de experiências e integração entre diferentes grupos de trabalho.

A abertura contou com a presença de representantes das instituições parceiras, como o Governo do Estado, a Secretaria Estadual de Educação, o Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (IDEP), a Secretaria Municipal de Educação e outros, que destacaram a importância da iniciativa para o desenvolvimento educacional e social do estado.

Representando o IFRO no Fórum de EJA de Rondônia, Lindelaine Gomes dos Santos, Coordenadora do Ensino Técnico, enfatizou que o encontro “é fundamental para Rondônia porque coloca a EJA no centro das discussões sobre inclusão e cidadania. Queremos que nossos servidores e alunos se sintam parte dessas reflexões e decisões, pois a EJA não é apenas uma modalidade, é uma política que transforma vidas e abre caminhos para oportunidades. Participar e contribuir na organização do Ereja é reafirmar nosso compromisso com uma educação que acolhe, respeita e valoriza cada trajetória. É um espaço para aprender, contribuir e fortalecer a rede que garante o direito à educação para todos”.

O Diretor de Ensino do Campus Jaru, Warley Rocha, que atuou como registrador do eixo temático Diversidade e Inclusão na EJA, destacou que “incluir e valorizar a diversidade na EJA não é falar de minorias: é reconhecer que essa modalidade já é, em si, um ato de inclusão. É acolher pessoas historicamente afastadas da escola e garantir que retomem seu direito de aprender com dignidade. A EJA é um caminho de continuidade, reparação e reconhecimento, onde cada trajetória importa. Educar jovens e adultos é resgatar histórias silenciadas — e incluir não é favor, é justiça”.

Conforme a estudante Claudiana Montenegro de Souza, do 2º ano do curso Técnico em Administração EJA do Campus Guajará-Mirim, “hoje quero compartilhar um pouco de como foi especial participar do Ereja. Esse evento marcou não apenas um momento de aprendizado, mas também de troca de inspiração e de fortalecimento de uma nova caminhada na educação. Durante o encontro tivemos a oportunidade de ouvir experiências, trocar ideias e conhecer histórias que mostram o quanto a EJA transforma vidas. Cada palestra, cada atividade e cada roda de conversa nos lembraram que nunca é tarde para aprender, para sonhar e para construir novos caminhos”.

Já a aluna Diana da Silva Felipe, também do 2º ano do curso Técnico em Administração EJA do Campus Guajará-Mirim, relatou que “participar do IV Encontro Regional de Educação de Jovens e Adultos - Ereja Norte foi uma experiência muito especial pra mim. Cada debate, cada troca e cada fala me fez enxergar a EJA com ainda mais sensibilidade e responsabilidade. Fiquei tocada ao perceber o quanto esse trabalho transforma vidas e o quanto ainda podemos avançar para garantir uma educação realmente inclusiva. O encontro me trouxe novos aprendizados, reflexões e também motivação. Saio desse evento com o coração fortalecido e com a certeza de que a EJA tem um papel fundamental na construção de oportunidades e dignidade para jovens e adultos. Foi um momento marcante na minha trajetória que levarei comigo com muito carinho e respeito”.

Os representantes da Pró-Reitoria de Ensino do IFRO observaram que o IV Ereja Norte fortaleceu a articulação entre instituições e movimentos sociais, e também trouxe reflexões que impactam diretamente a prática pedagógica nos cursos EJA do Instituto Federal. A participação ativa dos servidores e alunos reafirma que a construção de uma educação inclusiva é um compromisso coletivo. “Seguiremos ampliando esses espaços de diálogo para que cada vez mais vozes sejam ouvidas e valorizadas”, afirmaram. Para a instituição, com a educação de jovens e adultos, contribui-se para o desenvolvimento de práticas educativas inclusivas, democráticas e transformadoras.  

 

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