IFRO oferta mais de 1,3 mil vagas no Pronatec

Publicado: Quinta, 20 de Outubro de 2016, 13h07 | Última atualização em Terça, 25 de Outubro de 2016, 16h11

pronatecNa próxima semana o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) abrirá inscrições para 1.308 vagas a serem oferecidas pelo Pronatec. Serão ofertados 54 cursos em diferentes áreas que atenderão públicos distintos em 10 eixos tecnológicos. Os cursos serão ministrados pelos campi do IFRO atendendo a 17 municípios no Estado de Rondônia. A participação inicialmente será limitada às instituições demandantes dos cursos, sendo as vagas remanescentes, de alguns deles, abertas posteriormente a toda a comunidade. Segundo calendário do MEC as aulas terão início no dia 31 de outubro e a conclusão dos cursos deverá ocorrer até julho do próximo ano.

Ao ofertar as vagas, o IFRO busca atender a diversos programas como: Pronatec Sistema Prisional em Regime Fechado, Pronatec Bolsa Verde, Pronatec Mulheres Mil, Pronatec Catadores, entre outros. “Foi realizado um levantamento pelos demandantes para oferta dos cursos. As vagas atendem às solicitações do Ministério do Desenvolvimento Agrário [MDA], Ministério da Justiça, Ministério da Saúde e o ICMBio [Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade], por exemplo. Tem como público os apenados, assentados e pessoas vinculadas ao ICMBio”, explicou Jackson Nunes, coordenador geral do Pronatec no IFRO.

Os cursos fazem parte dos eixos de desenvolvimento educacional e social; recursos naturais; ambiente e saúde; infraestrutura; produção alimentícia; turismo hospitalar e lazer; gestão de negócios; produção industrial; produção cultural e designer e controle e processos industriais. Segundo o coordenador geral, a possibilidade de ofertar tantas vagas cumpre a missão institucional do IFRO nas diversas modalidades de ensino. “Mesmo com o país vivendo a atual crise, conseguimos, pelo Pronatec, atender a diversas comunidades através da oferta dos cursos profissionalizantes na modalidade FIC”, finalizou.