IFRO integra PGD à Central de Serviços do SUAP
Novo recurso facilita a abertura de chamados e otimiza a gestão das demandas do Programa de Gestão e Desempenho
A Central de Serviços do Suap (Sistema Unificado de Administração Pública), já utilizada no IFRO para a solicitação de diversos serviços de Tecnologia da Informação e manutenção, passa a contar também com a opção de abertura de chamados voltados ao Programa de Gestão e Desempenho (PGD). A iniciativa surgiu a partir da experiência da Coordenação de Desenvolvimento de Sistemas (CDSIS), que já utilizava o módulo de forma otimizada em seus processos, garantindo maior organização, suporte à implantação, orientação aos usuários e aplicação de melhores práticas.
Esses recursos foram adaptados e incorporados à rotina da Comissão PGD, com o apoio essencial da Diretoria de Tecnologia da Informação (DGTI) em todas as etapas até a finalização e a implantação dos serviços. Além disso, a Portaria nº 2237/REITORIA/IFRO, de 13 de agosto de 2025, aprovou oficialmente o Catálogo de Serviços do Programa de Gestão e Desempenho do IFRO, que orienta e regulamenta os atendimentos realizados por meio da Central de Serviços.
Com essa integração, o IFRO fortalece a governança do PGD, proporcionando aos servidores um canal estruturado para atendimento das demandas do programa, ampliando a eficiência, a transparência e a agilidade na gestão. Para a presidente da Comissão PGD, Luciana Bandeira de Souza, “a integração do PGD à Central de Serviços do Suap representa um avanço importante, pois garante mais clareza no fluxo de atendimento e permite que os servidores tenham um acompanhamento sistematizado de suas demandas. É um passo essencial para fortalecer a cultura de gestão e desempenho dentro do IFRO”.
Conforme o Coordenador de Desenvolvimento de Sistemas, Thiago Alves de Oliveira Pereira, “gostaria de parabenizar a Comissão do PGD pela iniciativa de implementar a Central de Serviços em sua área de atuação. Essa ação demonstra visão estratégica e compromisso com a melhoria contínua dos processos institucionais”.
“A Central de Serviços representa um avanço importante, pois organiza as demandas, dá mais transparência às solicitações, reduz retrabalho e contribui para uma gestão mais eficiente dos recursos humanos e tecnológicos. Além disso, facilita o acompanhamento dos resultados e fortalece a cultura de planejamento e monitoramento dentro do IFRO. Reforço que esse é um caminho que merece ser seguido por outras áreas da instituição. Quando centralizamos e estruturamos os serviços, todos ganham: servidores, gestores e a própria comunidade acadêmica. Portanto, iniciativas como essa devem ser difundidas e incentivadas, pois refletem diretamente na qualidade do atendimento e na efetividade da gestão pública”, concluiu Thiago.
O documento (Central de Serviços) está disponível neste link.
Redes Sociais