Minicursos capacitam participantes do Conpex

Publicado: Sexta, 07 de Outubro de 2016, 10h08 | Última atualização em Sexta, 07 de Outubro de 2016, 10h09

Minicursos Conpex 8O IV Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conpex) do IFRO contou com várias atividades para contemplar todos os mais de 600 participantes. Dentre elas, foram realizados 13 minicursos diferentes. Os temas das capacitações foram variados e abordaram, por exemplo, a elaboração de projetos de pesquisa integrada ao ensino e extensão, publicação de artigos científicos, noções de projetos de máquinas, modelagem 3D, ferramentas e metodologias pedagógicas, produtos sustentáveis, LIBRAS básico, primeiros socorros, arte e música.

Antônio dos Santos Júnior, professor do Campus Porto Velho Calama, aplicou o minicurso “Vet teacher for the future: a educação profissional centrada no estudante”. O curso foi resultado de seu aprendizado sobre a educação profissional da Finlândia, país para onde foi através do programa de capacitação de mesmo nome do Governo Federal. “Agora estamos multiplicando dentro do Instituto Federal as bases que orientam a educação profissional finlandesa, como o trabalho ser colaborativo e a educação divertida. Um exemplo é o jogo que desenvolvi no treinamento e foi utilizado na dinâmica deste minicurso”, explicou.

Anna Carolina Ramos, estudante do curso Técnico em Edificações do Campus Vilhena, considerou o curso muito interessante para a sua formação acadêmica e a de seus colegas. “Foi possível abrirmos nossa mente para o futuro da educação”, comentou.

O minicurso “Como a arte educa?” foi divido em duas partes. A primeira foi ministrada pela professora Paola Teles Maeda do Campus Colorado do Oeste e trabalhou as artes visuais com aplicações de materiais de baixo custo. A segunda parte, ministrada pelo professor Mauro Sérgio Demício do Campus Colorado do Oeste, trabalhou música e canto coral. “Com atividades teóricas e práticas, nós abordamos a relação da arte com a educação e como ela nos transforma”, explicou Mauro.

Brenda Stephanie, estudante do curso Técncio em Florestas do Campus Ji-Paraná aprovou a dinâmica do curso. “Aprendemos muitas coisas, como, por exemplo, confeccionar um tinteiro em casa com materiais simples e baratos”, contou.

Gabriel Silva, estudante do curso Técnico em Agropecuária do Campus Colorado do Oeste, também gostou muito do curso. “Agora sabemos fazer belos trabalhos com coisas que temos em casa mesmo”, comentou.

• Minicursos_Conpex__1
  • Minicursos_Conpex__2