IFRO promove evento alusivo à Semana Nacional de Enfrentamento ao Assédio e Discriminação dias 7 e 8 de maio
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) promoverá nos dias 7 e 8 de maio evento alusivo à Semana Nacional de Enfrentamento ao Assédio e Discriminação. No âmbito do IFRO, ocorrerá com a temática: “Educação e Assédio: Diálogo e Conscientização”. As inscrições estão sendo feitas via sistema Suap: https://suap.ifro.edu.br/eventos/inscricao/484/
São convidados a participar: alunos, servidores, terceirizados e público externo ao IFRO. Segundo a Corregedoria do IFRO, durante os 2 dias de evento todos os campi do IFRO estarão mobilizados realizando uma programação destinada a abordar temáticas relacionadas à conscientização sobre assédios e discriminações no âmbito da instituição.
O projeto “Semana de Conscientização sobre Assédio no IFRO” é uma ação da Corregedoria, juntamente com os setores de Integridade, Procuradoria Federal junto ao IFRO, Comissão de Ética, Ouvidoria e todos os dez campi, que se unem com o objetivo de que a instituição apresente ações que evidencie sua atuação na prevenção e conscientização aos assédios e discriminações no âmbito institucional.
Conforme os organizadores, o assédio e a discriminações são, em suas diversas formas, um problema estrutural que afeta a sociedade como um todo e infelizmente adentra as portas das instituições de ensino. A presença dessas condutas indesejadas afeta a dignidade, a segurança e o bem-estar de toda a comunidade escolar. Assim, o evento é voltado especificamente para o enfrentamento e combate ao assédio e discriminações na instituição, com objetivo de promover debates abertos, educativos e que buscam transformações na esfera educacional na instituição.
A iniciativa busca sensibilizar e engajar a instituição, além de incentivar a prevenção de comportamentos abusivos e possibilitar denúncias em possíveis casos em andamento. Também há busca por fortalecer o compromisso da instituição em adotar medidas concretas de combate ao assédio e discriminações, além de buscar oferecer um ambiente seguro e respeitoso a todos.
Para a realização da Semana de Enfrentamento ao Assédio e discriminações será proposta a realização de palestras e atividades interativas, que além de trazer conscientização possa fornecer apoio às possíveis vítimas. A realização dos dois dias de evento contribui não apenas para a construção de um ambiente acadêmico mais acolhedor, mas também para o fortalecimento de uma cultura de integridade e justiça social no âmbito educacional.
“A realização de um evento importante como este objetiva tornar o ambiente escolar um lugar mais respeitoso, seguro e saudável para todos os envolvidos na rotina educacional da instituição. Esperamos que as atividades desenvolvidas possam ajudar a identificar, prevenir e combater situações de assédio, reforçando o compromisso institucional com o aprendizado e com a vida”,
Programação
A proposta é que no dia 7/5, quarta-feira, seja realizado um evento híbrido, em rede com toda a instituição, que contará com a ministração de palestras sediadas no Campus Zona Norte, e que serão transmitidas para todos os campi. Iniciando às 8 horas, com “Guia Lilás: Bases Jurídicas do Assédio e Discriminações no âmbito das Instituições Federais de Ensino”; e às 10 horas, “Impactos psicológicos do Assédio”. No período da tarde, a partir das 14 horas, o debate é sobre “Assédio Moral em ambiente de Trabalho”; e às 16 horas, “Como reconhecer e agir para prevenir situações de assédio”. Inscrições pelo Suap.
E na quinta-feira, dia 8, haverá atividades específicas em cada campus, com abordagem sobre a mesma temática de forma direcionada para a realidade das unidades, com atividades voltadas de forma diferenciada para discentes e servidores.
Redes Sociais