Alunos apresentam experiências de intercâmbio internacional no CONPEX

Publicado: Quinta, 06 de Outubro de 2016, 11h27 | Última atualização em Quinta, 06 de Outubro de 2016, 11h34

PipeexNovidade no CONPEX, a I Mostra do Programa de Internacionalização de Pesquisa, Ensino e Extensão (PIPEEX) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de  Rondônia contou com 25 trabalhos expostos por alunos dos cursos técnicos e superiores do IFRO que participaram de intercâmbio no exterior em 2015.

Gilmar Alves Lima Junior, pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, lembrou que o PIPEEX nasceu em 2013, através da parceria da Pró-Reitoria de Pesquisa com a Pró-Reitoria de Assuntos Internacionais, na época com projetos de intercâmbio de pesquisa apenas em Portugal. “Mas o programa cresceu rapidamente, englobando também as áreas de ensino e extensão. E hoje já temos parceria para intercâmbio também com a Colômbia e estamos buscando parcerias com instituições do mesmo perfil do Instituto Federal em outros países, como Finlândia e Canadá”, contou Gilmar.

Geissiane Toledo, acadêmica de Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus Ariquemes, realizou intercâmbio na Universidad Nacional de Colombia, sede Palmira, onde desenvolveu um estágio e também uma pesquisa na área de zootecnia. “Esta oportunidade foi muito proveitosa para minha vida acadêmica, pois pude trabalhar em uma área de estudos diferente e conhecer uma nova realidade. E está sendo bom apresentar isso no CONPEX, pois é legal compartilhar nossa experiência e incentivar outras pessoas a participarem do PIPEEX”, comentou.

Francyelle Souza, acadêmica de Licenciatura em Química do Campus Ji-Paraná, realizou intercâmbio no Instituto Politécnico de Bragança, em Portugal, onde realizou uma pesquisa em Fitocosmética. “Foi incrível ir para outro país pesquisar, pois foi uma experiência ímpar na qual adquiri conhecimentos que irão somar para minha vida inteira”, afirmou.

• IMG_4487_Gilmar
  • IMG_4494_Geissiane