Práticas exitosas do Ensino são expostas no Conpex

Publicado: Quinta, 06 de Outubro de 2016, 08h36 | Última atualização em Quinta, 06 de Outubro de 2016, 09h06

Ensino 1O IV Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão (Conpex) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), promoveu na tarde de terça-feira (04), no Campus Vilhena, a Mostra de Práticas de Ensino Exitosas.  A exposição reuniu 22 projetos e experimentos, de colaborações de alunos, professores e servidores de diversos campi.

Segundo a professora Marisa Rodrigues de Lima, Coordenadora do Projeto de Práticas Exitosas de Ensino de Ciências da Natureza e Terra e suas Tecnologias, do Campus Vilhena, a proposta que atende alunos do 2º ao 4º ano do Ensino Médio de todos os cursos, nasceu devido à necessidade de trabalhar a disciplina de física de forma lúdica, uma vez que os alunos apresentavam dificuldades no aprendizado. “Cada grupo de alunos realizou um experimento, construiu um banner informando como o experimento funciona e quais os princípios físicos estão envolvidos, daí eles aprendem física e podem passar isso para os visitantes do evento”, disse a coordenadora.

E tratando desse projeto, uma das práticas exitosas de ensino foi a “Máquina de Algodão Doce Caseiro”, em que os alunos do curso técnico em Informática confeccionaram uma máquina utilizando materiais novos e reciclados como motor de impressora, lata de refrigerante, fonte de computador, lâmpadas e recipiente plástico. Com seu funcionamento correto, a máquina alcança o calor necessário para o aquecimento do açúcar, obtendo o produto final, que é o algodão doce. “A nossa ideia, a princípio, era trabalhar com o lixo eletrônico que faz parte do nosso curso e queríamos passar para as pessoas que esse lixo pode ajudar o meio ambiente,” afirmou a aluna Mauryan Petry do Campus Vilhena.

Outro trabalho apresentado na Mostra de Ensino foi o “Recriando Os Lusíadas em HQ”. O projeto exposto pelas alunas Amanda Eloise e Ana Karolina, do curso Técnico em Agropecuária do Campus Colorado Do Oeste, foi desenvolvido para facilitar a compreensão do clássico da literatura, escrito por Luís de Camões, em 1572, para aproximar os alunos da leitura e da arte e desenvolver a oralidade através de discussões. Por meio da leitura da obra e debates sobre as percepções dos alunos, foi elaborado a história em quadrinhos narrando um dos episódios do livro. Para Amanda, esse projeto é essencial para que os alunos do Ensino Médio conheçam a literatura luso-portuguesa, que trata de assuntos históricos, como o descobrimento da América e do Brasil. “Faz parte da nossa história e esse trabalho é de facilitação do entendimento do conteúdo”, ressaltou.

Além dos experimentos, essa foi a primeira vez que o Ensino contou com exposição de banners no Conpex e ultrapassou as expectativas na quantidade de trabalhos submetidos. “A esperança para o próximo ano é apresentar um número maior de trabalhos e com qualidade maior também”, declarou Sandra Araldi, avaliadora da mostra de ensino.

• Ensino__1
  • Ensino__2