Pesquisadores expõem resultados em seminário no CONPEX

Publicado: Quarta, 05 de Outubro de 2016, 16h45 | Última atualização em Quarta, 05 de Outubro de 2016, 17h25

IMG 4496 ILPFO III Seminário do Programa Institucional de Pesquisa (PIP) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), realizado durante o IV Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão (CONPEX), foi um sucesso de participação de estudantes. Foram 130 apresentações de banners dos resultados das pesquisas desenvolvidas por alunos dos cursos técnicos e superiores.

Giselle Cavalcante Saldanha de Andrade, Diretora de Pesquisa e Inovação da PROPESP, explicou que o PIP possui várias iniciativas de fomentos de projetos, além de bolsas e taxas de bancada que visam alavancar a pesquisa no IFRO. “Neste ano temos a apresentação de mais projetos originados de editais internos dos campi, não apenas da PROPESP. Isso nos deixa satisfeitos, pois vemos mais pesquisas sendo apresentadas e esse é o nosso ideal: envolver cada vez mais alunos nas atividades de pesquisa do IFRO”, afirmou Giselle.

Um dos grupos presentes na mostra foi o de Gisely da Silva, acadêmica de Engenharia Agronômica e Bruno Amaral, estudante do Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio do Campus Colorado do Oeste. Eles pesquisaram sobre o efeito do sombreamento do eucalipto sobre a produtividade e qualidade do milho safrinha em um sistema de Integração Lavoura, Pecuária, Floresta (ILPF). Bruno se mostrou muito satisfeito com a realização da pesquisa. “Participar de pesquisas, como essa através do PIP me proporcionou aprendizado e experiências que eu só esperava no nível superior”, comentou Bruno.

Os estudantes também consideraram proveitosa a oportunidade de trocar experiências no evento. “Está sendo muito bom participar do CONPEX, pois, além de conhecermos outros trabalhos, podemos mostrar para outras pessoas a nossa pesquisa e fazer com que todos tenham novas ideias”, disse Gisely.

O Campus Guajará-Mirim, estreante no evento, também marcou presença no Seminário do Programa Institucional de Pesquisa. O grupo formado pelos alunos do curso Técnico em Manutenção e Suporte de Informática, acompanhados pelo coordenador Joelson Barral do Espírito Santo, apresentaram um trabalho sobre química molecular da água e do sal. “Esta experiência é nova para eles, pois o campus ainda é novo. E isso nos deixa muito animados para voltarmos novamente com ainda mais projetos”, destacou o coordenador.

O entusiasmo em participar de um evento como o Conpex também contagiou os alunos da unidade. “Entrei neste ano no IFRO e estou gostando da oportunidade de realizar um trabalho e poder apresentá-lo, além de conhecer as pesquisas de outros campi, pois há uma grande diversidade de temas”, falou a estudante Ana Vitória.