Alunos do IFRO participam dos Jogos etapa nacional

Publicado: Terça, 04 de Outubro de 2016, 18h41 | Última atualização em Terça, 04 de Outubro de 2016, 18h41

03O clima é de expectativa para os 41 alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) que disputarão a etapa nacional dos Jogos Escolares dos Institutos Federais (JIFs). As competições ocorrerão em Brasília (DF), entre os dias 04 e 09 de outubro. Os atletas de vários campi do IFRO vão disputar nas modalidades: atletismo, basquete, judô, vôlei, tênis de mesa, xadrez e vôlei de praia.

A experiência de alguns alunos em competições esportivas, aliada aos amistosos contra equipes da região do Cone Sul do Estado de Rondônia são alguns dos diferenciais das equipes de vôlei de praia e de quadra do IFRO. “O ponto forte da nossa equipe é a dedicação que os alunos têm. A gente vai dar o melhor [...] e esperamos ter um bom desempenho”, afirma a técnica das modalidades, professora Viviane Horn, acrescentando: “O vôlei do Campus Colorado é conhecido em nível de Brasil, porque no ano passado ficamos em segundo lugar e esse ano nosso time é um dos favoritos. Acredito que chegaremos até a final”.

E o espírito de equipe é um dos fatores principais para tentar superar a ansiedade e conseguir um bom desempenho tanto nas quadras quanto na areia. “O nervosismo é inevitável, mas temos uma equipe que passa para todos uma grande tranquilidade e esse nervosismo acaba quando entramos dentro da quadra, lugar onde nos sentimos bem. Nessa última etapa dos jogos institucionais vamos fazer o possível para ganhar”, afirma Artur Caetano, aluno de licenciatura em biologia do Campus Colorado do Oeste.

A equipe de voleibol conta com alunos de outros campi, como é o caso do estudante Marcos Antônio Farias, do Campus Porto Velho Calama. O atleta treina no contra turno dos estudos, e garante ter bom entrosamento com os colegas, já que disputou as fases regional e nacional em 2015 junto à equipe formada em grande parte por discentes do Campus Colorado do Oeste. “Como somos atuais bicampeões, a gente sabe que seremos bem visados pelos outros times, mas a expectativa é de enfrentar grandes equipes, principalmente a equipe do Rio de janeiro que é atual campeã”, explica.

Com quatro medalhas de ouro no atletismo, conquistadas na etapa regional, o estudante Gabriel Martins Angelo de Souza, diminuiu o ritmo de treinos após o JIFEN para não sofrer lesões, voltando a intensificar os exercícios próximo da etapa nacional. “Treinei firme para o brasileiro e espero bons resultados nos 100m, 200m, e nos revezamentos. Estou tentando treinar dois períodos para conseguir medalhas em Brasília e representar bem Rondônia”, destaca.

Para o aluno Vinícius Rian, do Campus Porto Velho Calama, o segredo para conseguir bons resultados no xadrez é jogar com frequência, o que o mantêm num bom ritmo de jogo para os torneios. O jovem também não descarta matchs relâmpagos de cinco minutos para cada jogador, os quais pratica com o pai. “Me proporciona um equilíbrio emocional nas partidas, pois aprendi que quando se acha o plano correto não precisamos de mais de 2 minutos para ganhar”, avalia confiante.