Mestrado ProfEPT convoca alunos ingressantes na turma 2025.1 para matrícula
O Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), sediado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, convoca os aprovados para realizar a matrícula. A primeira chamada, para os novos alunos da turma 2025.1, está em andamento desde o dia 20. A Coordenação local do mestrado também traz informe sobre a aula inaugural. O processo seletivo teve inscrições encerradas no início do ano, ofertando 16 vagas para servidores e ampla concorrência.
A aula inaugural será transmitida para todos os estados que sediam o ProfEPT e ocorrerá no dia 4/4/2024, às 16 h (horário de Brasília/15 h no horário de Porto Velho) no Canal do Cefor (Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância do IFES – Instituto Federal do Espírito Santo) no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=VCAcF14XwGQ.
A primeira disciplina ocorrerá presencialmente, de 7 a 11 de abril, no Campus Porto Velho Calama, de manhã e à tarde, a partir das 8 horas. A disciplina de Bases Conceituais da EPT será ministrada pelo Prof. Dr. Edilberto Fernandes Syryczyk (IFRO).
Os aprovados receberam a convocação em seus e-mails cadastrados no ato na matrícula. O prazo de matrícula encerra nesta quarta-feira, dia 26. A orientação é que todos os comprovantes devem ser enviados pelo link informado, incluindo a) ficha de matrícula, por meio da qual disponibilizarão seus dados; b) foto compatível com foto 3x4; c) histórico escolar de graduação; d) diploma de curso superior devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação ou atestado de conclusão de curso.
Quem possui título de graduação obtido no exterior deverá encaminhar cópia autenticada do documento de revalidação no Brasil. Outros documentos são: e) cédula de identidade; f) certidões de nascimento (para solteiros ou união estável) ou casamento (para casados); g) CPF; h) certificado de reservista ou atestado de alistamento militar (para o sexo masculino); i) título de eleitor e comprovante de quitação eleitoral; j) passaporte, para pessoas estrangeiras; k) comprovante de endereço; l) requerimento de nome social para aqueles/as cuja identificação civil não reflita sua identidade de gênero e, por conseguinte, desejem ser reconhecidos/as pelo nome social, em consonância com o prescrito na Resolução nº 12, de 16 de janeiro de 2015.
Para quem optou pelas vagas de servidor, deve-se apresentar declaração do Recursos Humanos de sua instituição datada do mês da matrícula (SUAP com data atualizada) informando que é servidor permanente ativo. E os que optaram por vagas destinadas à ampla concorrência: a) declaração/comprovante de atuação na EPT conforme item 2.2.c do edital: ter atuado, mediante comprovação, entre os anos de 2023 e 2024 por, pelo menos, um semestre completo ou 80 horas totais. É possível a soma de períodos ou horas trabalhadas, desde que no mesmo tipo de atividade, e que tenham ocorrido entre 2023 e 2024, para se alcançar o total das 80 horas ou um semestre completo exigido, em espaços formais ou não formais, no exercício de práticas de ensino ou em gestão de espaços pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica, públicos ou privados, desenvolvendo atividades em cursos ou programas de: formação inicial e continuada de trabalhadores ou qualificação profissional; educação profissional técnica de nível médio (EPTNM); e/ou educação profissional tecnológica de nível superior (graduação ou pós-graduação). Não serão considerados para efeito de contratos de trabalho e/ou prestação de serviços, atividades de mentoria, estágios, monitorias, experiências em Programas de Residência Pedagógica ou Iniciação à Docência (Pibid), de pesquisa e/ou extensão.
A comprovação dos vínculos solicitados no item 2.2 se dará no momento da matrícula, para os aprovados, com apresentação de declaração ou documento comprobatório datado do mês da matrícula. Já aos optantes de cotas: a) Candidato Pcd: envio de laudo; b) Candidato PPI: o deferimento da matrícula também dependerá do resultado da banca de heteroidentificação a ser convocada em dias e horários específicos.
Redes Sociais