Passeatas marcam dia de mobilização no IFRO

Publicado: Sexta, 30 de Setembro de 2016, 15h33 | Última atualização em Sexta, 30 de Setembro de 2016, 16h04

Campus Ariquemes 1Alunos e servidores dos campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) participaram na quinta-feira (29) da mobilização nacional em defesa da educação pública e dos Institutos Federais. Debates e passeatas marcaram o dia de atividades nas unidades, que discutiram temas como a PEC 241, PL 257 e MP 746.

No Campus Ariquemes os participantes percorreram algumas avenidas do município, concentrando-se na Praça da Vitória.  Um dos membros da comissão local de discussão sobre a PEC 241/2016, Alessandro Euleutério de Oliveira, enfatizou as mudanças provocadas caso a proposta seja aprovada. "Este projeto alterará o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias para instituir um Novo Regime Fiscal. Para tanto, os repasses orçamentários para a saúde e a educação serão congelados por vinte anos, acarretando sérias consequências nessas áreas vitais para o bem-estar da população brasileira e, nesse âmbito, a rede federal de ensino será extremamente atingida", explicou.

Em Ji-Paraná, servidores do campus se reuniram na Avenida Dois de Abril, em frente a um supermercado em ato de mobilização. “O que o IFRO fez hoje mostra que a nossa unidade só tende a crescer e estamos mostrando a nossa principal parte: ensinar o aluno a ser um cidadão crítico, de forma a não aceitar somente o que mostra a mídia, mas sim buscar sua opinião própria e tomar o seu posicionamento”, destacou o professor Gleison Guardia.

A mobilização contou também com a participação de alunos da unidade, que informavam à população sobre as pautas em discussão. “Temos que nos unir nesse momento para lutar contra o desmonte do serviço público, a fim de evitar que a nossa saúde, nossa educação e todas as outras áreas sejam sucateadas, lutar para que os nossos direitos sejam garantidos”, reforçou o aluno Gabriel Duarte Evangelista.

A comunidade estudantil do Campus Colorado do Oeste também se mobilizou para discutir sobre a PEC 241, o PL 257 e a MP da Reforma do Ensino Médio. Uma reunião com todos os alunos foi realizada no Centro de Convenções da unidade, onde foram apresentados vídeos e músicas produzidos pelos estudantes sobre os temas. Às 11h foi lida a Carta de Vitória, elaborada durante a 40ª Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec), realizada em Vitória (ES).  De tarde, o campus realizou uma passeata pela cidade de Colorado do Oeste.

Atividades de conscientização junto aos alunos e servidores também foram realizadas no Campus Porto Velho Zona Norte.  Um grupo de professores foi até as salas de aula nos períodos matutino e vespertino com o intuito de esclarecer os alunos sobre a PEC e também para entregar uma Carta Aberta à Comunidade, produzida em reuniões realizadas nos dias 21 e 23 de setembro com os servidores do campus, para que os pais tenham conhecimento sobre o cenário educacional brasileiro.

Os campi Vilhena e Guajará-Mirim também realizaram passeatas pelas principais avenidas das duas cidades em ato de protesto contra a PEC 241. “Basicamente a manifestação de ontem dos alunos surgiu na assembleia que aconteceu no dia 27, onde nós vimos a necessidade de movimentação contra a PEC que tanto atinge a nossa vida e dos servidores, sem falar dos cortes na saúde. E a partir de agora os alunos querem mobilizar outros estudantes de outras escolas, pra que eles também possam de mobilizar contra a PEC 241”, informou o estudante do curso técnico em Informática do Campus Vilhena, Tiago José.

• Campus_Ariquemes__1
  • Campus_Ariquemes__2