IFRO realizou solenidade de formatura para 136 novos profissionais

Publicado: Segunda, 28 de Dezembro de 2015, 12h42 | Última atualização em Segunda, 28 de Dezembro de 2015, 12h42

Alunos dos cursos Técnicos em Agropecuária, Engenharia Agronômica e Licenciatura em Ciências Biológicas participaram da colação de grau nos dias 18 e 19 de dezembro no Centro de Convenções do Campus Colorado do Oeste. Os 136 profissionais que integraram a solenidade foram prestigiados por seus familiares, amigos e também servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO).

O Reitor do IFRO, Uberlando Tiburtino Leite, destacou o cumprimento do papel do IFRO com a formatura para que os novos profissionais possam aplicar os conhecimentos obtidos durante os anos de estudo. Ainda segundo ele, trata-se de um momento especial, por ser a primeira turma de Engenharia Agronômica a concluir o curso “como também sou agrônomo, é gratificante realizar esta cerimônia de colação de grau de Engenharia Agronômica”, afirmou.

A formação de cidadãos comprometidos com o desenvolvimento e sustentabilidade faz parte dos objetivos da instituição “é imensa a nossa alegria, como IFRO, de contribuir com a formação acadêmica de novos profissionais, visto que a nossa missão é promover educação cientifica e tecnológica de excelência no Estado de Rondônia”, explicou Larissa Ferraz Bedôr Jardim, diretora geral do campus.

O prefeito de Colorado do Oeste salientou a importância da presença do IFRO no município e da contínua formação de profissionais para o desenvolvimento do Brasil.

No primeiro dia foi realizada a colação de grau de 110 alunos do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio. Em seu pronunciamento, o orador da turma, Galileu Nunes de Magalhães relembrou os momentos compartilhados e os desafios enfrentados ao longo dos três anos de curso.

No último sábado (19), 17 concluintes da primeira turma do Curso de Engenharia Agronômica e 9 do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas participaram da cerimônia de colação de grau. Na mesma solenidade, o representante do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Rondônia (CREA-RO), Sigmar Francisco da Cruz, realizou a entrega do registro profissional dos formandos em Engenharia Agronômica.

A oradora da turma de Engenharia Agronômica, Juliana Vizu, fez um histórico do curso no Brasil e no IFRO, ressaltando os desafios enfrentados. O paraninfo, professor Fabiano Gama de Souza, metaforizou ao comparar os formandos às sementes que ao longo do período de estudos amadureceram até tornarem-se frutos exemplares, em uma mostra de dedicação e profissionalismo.

Da turma de Licenciatura em Ciências Biológicas, a oradora Maria Paula Medina recordou o percurso e as experiências compartilhadas até o momento da formatura e obtenção do diploma.