IFRO e Projeto Cidades Inteligentes participam de curso de formação em Robótica Educacional voltado a professores da rede estadual
Professores da rede estadual de ensino no município de Ariquemes receberam formação em Robótica Educacional. O curso de formação foi realizado em parceria entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Cacoal, por meio do Projeto Cidades Inteligentes, o Sebrae e a Superintendência Regional de Educação de Ariquemes (SEDUC). O curso de formação já foi desenvolvido nos municípios de Rolim de Moura, Pimenta Bueno e Cacoal.
Desta vez, o projeto atendeu os professores da rede estadual de ensino de Ariquemes. Foram 28 professores sendo formados na utilização da robótica em sala de aula, com a utilização de Arduino. A formação foi nos dias 12, 13 e 14/11, com total de 30 horas de aula. As aulas foram ministradas pelo Professores Juliano Cristhian Silva e Francisco Euder dos Santos.
O Arduino é uma plataforma de prototipagem eletrônica de código aberto, que consiste em uma placa com um microcontrolador e um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE) para a escrita de software. Juliano Cristhian frisa que, nos últimos anos, a placa Arduino, desenvolvida na Itália em 2005, tem se destacado como ferramenta indispensável no campo da tecnologia, educação e inovação.
A principal força do Arduino reside na sua acessibilidade e versatilidade. Diferente de outras plataformas, o Arduino foi projetado para ser fácil de usar por iniciantes, ao tempo que oferece recursos avançados que podem ser explorados por profissionais. Essa combinação permite que estudantes, hobbyistas e engenheiros possam criar uma ampla gama de projetos, desde simples sensores de temperatura até robôs complexos.
Juliano Cristhian, que também é Coordenador do eixo Empreendedorismo e Inovação do Projeto Cidades Inteligentes, explica que são utilizados como estrutura os kits que o Governo do Estado de Rondônia distribuiu para algumas escolas nas regionais. “O intuito do curso é preparar profissionais da educação para a utilização de tecnologias atuais, como a robótica, para proporcionar uma aprendizagem mais significativa dos alunos e promover a formação de jovens com maior protagonismo na sociedade”, acrescentou.
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