Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

IFRO e Projeto Cidades Inteligentes participam de curso de formação em Robótica Educacional voltado a professores da rede estadual

Publicado: Terça, 26 de Novembro de 2024, 10h48 | Última atualização em Terça, 26 de Novembro de 2024, 10h51

Procint formação docente em Robótica Educacional 6Professores da rede estadual de ensino no município de Ariquemes receberam formação em Robótica Educacional. O curso de formação foi realizado em parceria entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Cacoal, por meio do Projeto Cidades Inteligentes, o Sebrae e a Superintendência Regional de Educação de Ariquemes (SEDUC). O curso de formação já foi desenvolvido nos municípios de Rolim de Moura, Pimenta Bueno e Cacoal.

Desta vez, o projeto atendeu os professores da rede estadual de ensino de Ariquemes. Foram 28 professores sendo formados na utilização da robótica em sala de aula, com a utilização de Arduino. A formação foi nos dias 12, 13 e 14/11, com total de 30 horas de aula. As aulas foram ministradas pelo Professores Juliano Cristhian Silva e Francisco Euder dos Santos.

O Arduino é uma plataforma de prototipagem eletrônica de código aberto, que consiste em uma placa com um microcontrolador e um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE) para a escrita de software. Juliano Cristhian frisa que, nos últimos anos, a placa Arduino, desenvolvida na Itália em 2005, tem se destacado como ferramenta indispensável no campo da tecnologia, educação e inovação.

A principal força do Arduino reside na sua acessibilidade e versatilidade. Diferente de outras plataformas, o Arduino foi projetado para ser fácil de usar por iniciantes, ao tempo que oferece recursos avançados que podem ser explorados por profissionais. Essa combinação permite que estudantes, hobbyistas e engenheiros possam criar uma ampla gama de projetos, desde simples sensores de temperatura até robôs complexos.

Juliano Cristhian, que também é Coordenador do eixo Empreendedorismo e Inovação do Projeto Cidades Inteligentes, explica que são utilizados como estrutura os kits que o Governo do Estado de Rondônia distribuiu para algumas escolas nas regionais. “O intuito do curso é preparar profissionais da educação para a utilização de tecnologias atuais, como a robótica, para proporcionar uma aprendizagem mais significativa dos alunos e promover a formação de jovens com maior protagonismo na sociedade”, acrescentou.

  • Procint_formação_docente_em_Robótica_Educacional_1
  • Procint_formação_docente_em_Robótica_Educacional_2
  • Procint_formação_docente_em_Robótica_Educacional_3
  • Procint_formação_docente_em_Robótica_Educacional_4
  • Procint_formação_docente_em_Robótica_Educacional_5
  • Procint_formação_docente_em_Robótica_Educacional_6
  • Procint_formação_docente_em_Robótica_Educacional_7
Fim do conteúdo da página