Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

IFRO marca presença no JOPEQAL 2024 com pesquisas sobre educação e internacionalização na América Latina

Publicado: Sexta, 08 de Novembro de 2024, 14h30 | Última atualização em Sexta, 08 de Novembro de 2024, 14h30

IFRO Argentina 7O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) participou ativamente do Encontro de Jovens Pesquisadores (JOPEQAL) 2024, realizado entre os dias 20 e 26 de outubro em Buenos Aires, Argentina. O evento, que ocorre anualmente, é uma iniciativa da Rede de Ensino, Pesquisa e Extensão das regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil, em colaboração com instituições da América Latina. O encontro promoveu palestras e troca de experiências sobre a educação na Argentina e no Brasil, reforçando laços de cooperação e expandindo o conhecimento científico no Sul Global.

Além das atividades acadêmicas, a programação incluiu visitas guiadas a locais históricos de Buenos Aires, proporcionando aos participantes uma experiência cultural enriquecedora e uma compreensão mais profunda do contexto social e histórico da cidade.

O IFRO foi representado pela servidora Lindelaine Gomes e pelas docentes do Campus Colorado do Oeste, Miriam Aparecida Orloski de Castro Pereira e Érica Jaqueline Pizapio Teixeira.

Lindelaine, em coautoria com Márcia Jovani de Oliveira Nunes, apresentou o trabalho “Entrelaços da EJA com o Ensino Médio EPT na Amazônia Rondoniense: Possibilidades para a Conclusão da Formação Básica e a Preparação para o Mundo do Trabalho”. A pesquisa explora a integração entre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no contexto amazônico, com o objetivo de fortalecer a formação básica e preparar os estudantes para o mercado de trabalho. O estudo está alinhado à meta 10 do Plano Nacional de Educação, que estabelece diretrizes para que pelo menos 25% das matrículas do Ensino Médio sejam destinadas a essa modalidade.

A Professora Miriam apresentou o estudo “A Curricularização da Extensão no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas na Região Amazônica: o Desenvolvimento do Conhecimento com a Prática na Comunidade Indígena Aikanã”, de coautoria com Elisete Martins Soares. A pesquisa aborda a reformulação do Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFRO, realizada em conformidade com a Lei nº 13.005/2014 e regulamentada pela Resolução nº 33/REIT-CEPEX/IFRO de 2018. Essa reformulação assegura que no mínimo 10% da carga horária dos cursos de graduação seja destinada a programas e a projetos de extensão com relevância social. Em 2023, no Campus Colorado do Oeste, a turma BIO 123 iniciou as ações de curricularização da extensão em parceria com a aldeia indígena Aikanã, localizada em Chupinguaia (RO). O projeto incentiva crianças e jovens da aldeia a continuar seus estudos e foi idealizado com o apoio de um professor indígena da própria aldeia.

“Uma antologia de Brincadeiras de Crianças na Região Amazônica” foi o trabalho apresentado pela Professora Érica Jaqueline, desenvolvido em conjunto com Juracy Machado Pacífico. A pesquisa, fruto de um estudo de doutorado realizado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Rondônia (PPGEE/UNIR), aborda as brincadeiras tradicionais das crianças na Amazônia, focando na região do Cone Sul de Rondônia. A investigação revela a rica diversidade lúdica das décadas de 1970 e 1980, oferecendo um registro histórico e cultural das práticas infantis da época, o que evidencia a relação entre o brincar, a cultura e o desenvolvimento social das primeiras gerações de crianças na região.

Os resumos dos artigos estão disponíveis no site da Editora Ara e podem ser acessados neste link aqui.

 

Educação Popular em Buenos Aires

IFRO Argentina 6

Após o encerramento do evento, Lindelaine Gomes também participou de uma visita técnica a três escolas de educação popular acompanhada por Martin Rodríguez, Diretor de Educação Popular de Adultos do município de Lomas de Zamora. As escolas atendem jovens e adultos em situação de vulnerabilidade, oferecendo uma segunda chance de formação. Cada instituição tem um perfil específico. Uma das escolas é destinada a jovens e adultos em recuperação de vícios, como drogas e álcool. Outra é uma escola voltada para mulheres interessadas em cursos de curta duração. E a terceira uma escola que acolhe estudantes de diversas identidades de gênero, incluindo jovens trans. As três instituições compartilham o objetivo de acolher estudantes em situação de vulnerabilidade, promovendo inclusão social por meio da educação e oferecendo oportunidades de conclusão do ensino médio.

 

Cooperação Internacional

A presença do IFRO no JOPEQAL 2024 reafirma o compromisso da instituição com a pesquisa e a internacionalização, promovendo parcerias e trocas de experiências entre Brasil e países da América Latina. O evento proporcionou às representantes do IFRO uma visão ampliada sobre práticas inclusivas e educativas, fortalecendo o papel do Instituto Federal como agente transformador na educação e extensão em Rondônia e na Amazônia.

As ações do IFRO, sob a representação institucional de Márcia Jovani na Rede de Pesquisa, Ensino e Extensão em Educação das Regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil e América Latina (Reconal-Edu) e em colaboração com o JOPEQAL, reforçam a importância da educação inclusiva e de qualidade. Alinhadas às demandas sociais e culturais, essas iniciativas promovem o desenvolvimento integral dos estudantes e das comunidades atendidas pela instituição.

  • IFRO-Argentina_1
  • IFRO-Argentina_10
  • IFRO-Argentina_11
  • IFRO-Argentina_2
  • IFRO-Argentina_3
  • IFRO-Argentina_4
  • IFRO-Argentina_5
  • IFRO-Argentina_6
  • IFRO-Argentina_7
  • IFRO-Argentina_8
  • IFRO-Argentina_9
Fim do conteúdo da página
Consentimento para o uso de cookies
Este site armazena cookies em seu computador. Os cookies são usados para coletar informações sobre como você interage com nosso site e nos permite lembrar de você. Usamos essas informações para melhorar e personalizar sua experiência de navegação e para análises e métricas sobre nossos visitantes. Se você recusar, suas informações não serão rastreadas quando você visitar este site. Um único cookie será usado em seu navegador para lembrar sua preferência de não ser rastreado.