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IFRO marca presença no JOPEQAL 2024 com pesquisas sobre educação e internacionalização na América Latina

Publicado: Sexta, 08 de Novembro de 2024, 14h30 | Última atualização em Sexta, 08 de Novembro de 2024, 14h30

IFRO Argentina 7O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) participou ativamente do Encontro de Jovens Pesquisadores (JOPEQAL) 2024, realizado entre os dias 20 e 26 de outubro em Buenos Aires, Argentina. O evento, que ocorre anualmente, é uma iniciativa da Rede de Ensino, Pesquisa e Extensão das regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil, em colaboração com instituições da América Latina. O encontro promoveu palestras e troca de experiências sobre a educação na Argentina e no Brasil, reforçando laços de cooperação e expandindo o conhecimento científico no Sul Global.

Além das atividades acadêmicas, a programação incluiu visitas guiadas a locais históricos de Buenos Aires, proporcionando aos participantes uma experiência cultural enriquecedora e uma compreensão mais profunda do contexto social e histórico da cidade.

O IFRO foi representado pela servidora Lindelaine Gomes e pelas docentes do Campus Colorado do Oeste, Miriam Aparecida Orloski de Castro Pereira e Érica Jaqueline Pizapio Teixeira.

Lindelaine, em coautoria com Márcia Jovani de Oliveira Nunes, apresentou o trabalho “Entrelaços da EJA com o Ensino Médio EPT na Amazônia Rondoniense: Possibilidades para a Conclusão da Formação Básica e a Preparação para o Mundo do Trabalho”. A pesquisa explora a integração entre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no contexto amazônico, com o objetivo de fortalecer a formação básica e preparar os estudantes para o mercado de trabalho. O estudo está alinhado à meta 10 do Plano Nacional de Educação, que estabelece diretrizes para que pelo menos 25% das matrículas do Ensino Médio sejam destinadas a essa modalidade.

A Professora Miriam apresentou o estudo “A Curricularização da Extensão no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas na Região Amazônica: o Desenvolvimento do Conhecimento com a Prática na Comunidade Indígena Aikanã”, de coautoria com Elisete Martins Soares. A pesquisa aborda a reformulação do Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFRO, realizada em conformidade com a Lei nº 13.005/2014 e regulamentada pela Resolução nº 33/REIT-CEPEX/IFRO de 2018. Essa reformulação assegura que no mínimo 10% da carga horária dos cursos de graduação seja destinada a programas e a projetos de extensão com relevância social. Em 2023, no Campus Colorado do Oeste, a turma BIO 123 iniciou as ações de curricularização da extensão em parceria com a aldeia indígena Aikanã, localizada em Chupinguaia (RO). O projeto incentiva crianças e jovens da aldeia a continuar seus estudos e foi idealizado com o apoio de um professor indígena da própria aldeia.

“Uma antologia de Brincadeiras de Crianças na Região Amazônica” foi o trabalho apresentado pela Professora Érica Jaqueline, desenvolvido em conjunto com Juracy Machado Pacífico. A pesquisa, fruto de um estudo de doutorado realizado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Rondônia (PPGEE/UNIR), aborda as brincadeiras tradicionais das crianças na Amazônia, focando na região do Cone Sul de Rondônia. A investigação revela a rica diversidade lúdica das décadas de 1970 e 1980, oferecendo um registro histórico e cultural das práticas infantis da época, o que evidencia a relação entre o brincar, a cultura e o desenvolvimento social das primeiras gerações de crianças na região.

Os resumos dos artigos estão disponíveis no site da Editora Ara e podem ser acessados neste link aqui.

 

Educação Popular em Buenos Aires

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Após o encerramento do evento, Lindelaine Gomes também participou de uma visita técnica a três escolas de educação popular acompanhada por Martin Rodríguez, Diretor de Educação Popular de Adultos do município de Lomas de Zamora. As escolas atendem jovens e adultos em situação de vulnerabilidade, oferecendo uma segunda chance de formação. Cada instituição tem um perfil específico. Uma das escolas é destinada a jovens e adultos em recuperação de vícios, como drogas e álcool. Outra é uma escola voltada para mulheres interessadas em cursos de curta duração. E a terceira uma escola que acolhe estudantes de diversas identidades de gênero, incluindo jovens trans. As três instituições compartilham o objetivo de acolher estudantes em situação de vulnerabilidade, promovendo inclusão social por meio da educação e oferecendo oportunidades de conclusão do ensino médio.

 

Cooperação Internacional

A presença do IFRO no JOPEQAL 2024 reafirma o compromisso da instituição com a pesquisa e a internacionalização, promovendo parcerias e trocas de experiências entre Brasil e países da América Latina. O evento proporcionou às representantes do IFRO uma visão ampliada sobre práticas inclusivas e educativas, fortalecendo o papel do Instituto Federal como agente transformador na educação e extensão em Rondônia e na Amazônia.

As ações do IFRO, sob a representação institucional de Márcia Jovani na Rede de Pesquisa, Ensino e Extensão em Educação das Regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil e América Latina (Reconal-Edu) e em colaboração com o JOPEQAL, reforçam a importância da educação inclusiva e de qualidade. Alinhadas às demandas sociais e culturais, essas iniciativas promovem o desenvolvimento integral dos estudantes e das comunidades atendidas pela instituição.

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