IFRO promove palestra sobre Terminalidade Específica nos Institutos Federais
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), através do Grupo de Pesquisa em Diversidade, Acessibilidade e Educação Inclusiva (GPDIN), realizará no dia 13 de setembro a palestra "Terminalidade Específica nos Institutos Federais". O evento, que será transmitido ao vivo pelo canal do IFRO no YouTube, acontecerá das 14h às 16h e contará com a participação da Dra. Wanessa Moreira de Oliveira, especialista em Educação Inclusiva.
A Dra. Wanessa Moreira é autora de uma tese de doutorado amplamente referenciada sobre o tema de terminalidade, utilizada como base para a formulação de regulamentos em diversas instituições, incluindo o próprio IFRO. A palestra também contará com a presença da comissão responsável pela elaboração do Regulamento de Terminalidade da instituição, que trará à tona os desafios e avanços no tema.
Sônia Gravena, Diretora de Assistência Estudantil do IFRO, fala sobre a relevância do evento para o momento atual da instituição: "agradecemos muito a contribuição da Dra. Wanessa Moreira, que vem em um momento crucial para o IFRO. Estamos estudando procedimentos de adaptação didático-pedagógica, flexibilização curricular, certificação diferenciada, terminalidade específica e aceleração de estudos para estudantes com deficiência. A comissão poderá debater com toda a comunidade acadêmica do IFRO as necessidades e possibilidades de aprofundamento na temática para o melhor atendimento aos nossos estudantes."
Segundo a Diretora, a palestra é voltada especialmente para coordenadores dos Núcleos de Apoio às Pessoas com Necessidades Especiais (NAPNE), membros da comissão de regulamentação e profissionais da área de Educação Inclusiva, mas é aberta a todos os interessados.
Com essa palestra, o IFRO busca promover um debate abrangente sobre as políticas de terminalidade específica, contribuindo para a formulação de um regulamento que atenda de maneira eficaz às necessidades dos estudantes com deficiência.
Os interessados podem se inscrever pelo link: https://suap.ifro.edu.br/eventos/inscricao/307/.
O que é a Comissão de Terminalidade e Certificação Específica do IFRO
Comissão para a Terminalidade e Certificação Específica, foi instituída em março de 2024 e atualizada em 5 de setembro de 2024. O foco da comissão é elaborar um regulamento que trate da adaptação didático-pedagógica, flexibilização curricular, certificação diferenciada, terminalidade específica e aceleração de estudos para estudantes com Necessidades Educacionais Específicas (NEE).
Essa iniciativa visa não apenas a garantir o acesso dos alunos com NEE ao IFRO, mas também assegurar que eles tenham condições adequadas para sua permanência e sucesso acadêmico. A comissão trabalha para estabelecer diretrizes que promovam a inclusão plena, adaptando currículos e métodos de ensino, além de criar mecanismos de certificação que reconheçam de forma justa o progresso dos estudantes.
O objetivo final é construir um ambiente educacional inclusivo, que possibilite a todos os estudantes do IFRO alcançarem êxito acadêmico, independentemente de suas necessidades educacionais especiais.
Redes Sociais