Representantes do IFRO estão em preparação para o XIV CONNEPI no Pará

Publicado: Terça, 20 de Agosto de 2024, 12h29 | Última atualização em Terça, 20 de Agosto de 2024, 12h29

CONNEPI 2024O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) terá representantes no XIV Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação (CONNEPI), em Belém (PA). O evento será presencial, sediado no Hotel Sagres, de 27 a 29 de agosto. Em 2022, na 13ª edição do CONNEPI o IFRO foi quem recebeu as delegações dos vários estados participantes. A 14ª edição é organizada pelo Instituto Federal do Pará (IFPA) e a temática do evento é “Educação tecnológica: conectando regiões, construindo futuros”.

Do IFRO, editais da Reitoria e dos campi foram voltados para atendimento da comunidade interna em seus projetos. Edital integrado, publicado pelas Pró-Reitorias de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propesp), de Ensino (Proen) e de Extensão (Proex), ajuda a custear a participação. Já os campi fizeram atendimentos de demanda em iniciativas próprias.

Especificamente por meio do Edital 2/2024/REIT-Propesp/IFRO, de junho de 2024, serão atendidos 37 estudantes que irão ao CONNEPI. “Destaca-se que alunos com deficiência ou condições especiais de saúde serão acompanhados por servidor ou cuidador de sua confiança, sendo que o custeio de diárias e passagens a esses colaboradores será atendida pela Propesp e Proen”, explica a Pró-Reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Xênia de Castro Barbosa. Para atendimento aos estudantes foi investido o total de R$ 180.408,00, não inclusas diárias e passagens para acompanhantes de alunos com PcD e com condições especiais de saúde.

Há alunos viajando de pontos diferentes do estado, por exemplo os que sairão de ônibus de Cacoal e de Vilhena para pegar avião em Cuiabá (MT), e os que sairão de Porto Velho para pegar avião em Rio Branco (AC). De acordo com a plataforma do evento, mais de 60 trabalhos representarão o IFRO, também estão previstas ações de palestras, minicursos, oficinas, desafios de ideias, entre outros.

“A participação no XIV CONNEPI é relevante em diversos aspectos. Do ponto de vista institucional, pode-se dizer que o evento fortalece a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, mediante a integração de seus membros e a apresentação, para a sociedade, do trabalho que ela desenvolve. Para os servidores, é uma oportunidade de diálogo entre pares e de construção de parcerias. Para estudantes, o evento é oportunidade singular de congregação com outros jovens, de conhecimento de outras expressões cultuais, de apresentação dos resultados de suas pesquisas e dos conhecimentos produzidos por meio de projetos de ensino e extensão. Uma oportunidade de aprendizagem por meio de experimentações e diálogo”, avalia Xênia.

CONNEPI 2024

Esta será a segunda vez que Belém recebe o Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação (CONNEPI). O evento será realizado no formato presencial, com Apresentação de Trabalhos, Mostra Tecnológica, Desafio de Ideias, Palestras, Mesas-Redondas e Mostra Cultural. Historicamente um evento consolidado da Rede, são esperados representantes da Rede Federal EPCT e pesquisadores de instituições públicas e privadas de ensino, além de empresas e empreendedores individuais.