Projeto Comunidades Fortes do IFRO participa do Fórum Internacional sobre a Amazônia-Regional Rondônia

Publicado: Quinta, 15 de Agosto de 2024, 16h08 | Última atualização em Quinta, 15 de Agosto de 2024, 17h35

IFRO Projeto Comunidades Fortes Participação em Fórum Internacional sobre a Amazônia 2

Na última sexta-feira (09/08), a Engenheira Florestal Isabella Barbosa, extensionista do circuito de produção da castanha, representou o Projeto Comunidades Fortes do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) no Fórum Internacional sobre a Amazônia-Regional Rondônia, que ocorreu na Universidade Federal de Rondônia (UNIR) - Campus de Ji-Paraná.

O evento teve como objetivo estabelecer um intercâmbio científico-cultural entre comunidade acadêmica, movimentos sociais, sindicais e ambientais, povos originários, comunidades tradicionais e organizações não governamentais.

A extensionista Isabella Barbosa, apresentou o trabalho intitulado “Circuito Produtivo da Castanha do Brasil em Rondônia: Diagnóstico Inicial em Comunidades Tradicionais” que expõe dados do diagnóstico preliminar da visita de campo realizada em julho deste ano.

O trabalho possui coautoria do Coordenador-Geral William Kennedy e dos Coordenadores de Núcleo Áurea Silva, Mônica Apolinário e Marcel Araújo. Isabella relata que sua experiência no evento foi gratificante e que teve “a oportunidade de compartilhar um pouco sobre o projeto Comunidades Fortes, e a troca de saberes foi essencial para aprofundarmos as discussões que envolvem o estado e a Amazônia, que perpassam o projeto. Foi um momento valioso para discutir e aprofundar temas importantes para nossa região, pois para falar de Amazônia é importante que figuras daqui façam essa fala e a mediação desse diálogo, porque a realidade é muito mais do que só o que se é discutido na academia”.

A extensionista é egressa do IFRO Campus Ji-Paraná, e possui dupla formação: é Técnica em Florestas (2015) e Engenheira Florestal (2023). Isabella menciona que “Como egressa do IFRO, onde realizei tanto o ensino médio técnico quanto o ensino superior, totalizando quase 10 anos de formação nessa instituição, sinto-me ainda mais conectada com o trabalho que desenvolvo. A experiência adquirida ao longo desses anos contribuiu significativamente para minha trajetória e para a realização de projetos como o Comunidades Fortes”.

Comunidades Fortes

O objetivo do projeto é a realização de um conjunto de atividades de formação e de extensão técnica e tecnológica para povos e comunidades tradicionais de Rondônia, principalmente os que se encontram no Vale dos Rios Guaporé e Mamoré, como forma de agregar valor aos arranjos produtivos dessas comunidades, promover desenvolvimento sustentável e preservar as tradições culturais. O Comunidades Fortes contempla planos de ação extensionistas (cursos e assessorias) e aquisição de máquinas, equipamentos e materiais em geral, no intuito de melhorar a formação do público-alvo, criando uma infraestrutura que proporcione o máximo de experiência durante os cursos, palestras e oficinas práticas.

• IFRO_-_Projeto_Comunidades_Fortes_-_Participação_em_Fórum_Internacional_sobre_a_Amazônia_1
  • IFRO_-_Projeto_Comunidades_Fortes_-_Participação_em_Fórum_Internacional_sobre_a_Amazônia_2
  • IFRO_-_Projeto_Comunidades_Fortes_-_Participação_em_Fórum_Internacional_sobre_a_Amazônia_3
  • IFRO_-_Projeto_Comunidades_Fortes_-_Participação_em_Fórum_Internacional_sobre_a_Amazônia_4