IFRO convida representantes para se candidatarem ao Cepex

Publicado: Quarta, 07 de Agosto de 2024, 17h21 | Última atualização em Quarta, 07 de Agosto de 2024, 17h21

Cepex EleiçãoDocentes e alunos dos cursos de níveis médio e superior e servidores técnicos administrativo da área pedagógica são convidados a se candidatarem ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Cepex/IFRO).  O processo de eleição envolve representantes dos alunos, dos professores, dos técnicos administrativos, das diretorias de ensino, e dos chefes de departamento de extensão e dos departamentos de pesquisa, inovação e pós-graduação. Com a prorrogação de prazo, os registros de candidatura podem ser feitos até esta quinta-feira, 8/8/2024.

A eleição será para o biênio 2024-2026 e teve alargamento do prazo para os registros de candidatura aos cargos eletivos do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão justamente visando a obter candidatos inscritos em todas as áreas disponíveis. Segundo o edital, o período de candidaturas foi estendido de forma a se reforçar a divulgação do certame para alcançar um público maior de candidatos.

Conforme Regimento Geral, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão é entendido como órgão colegiado de apoio à Administração Geral, de caráter consultivo e deliberativo, em matéria de Ensino, Pesquisa e Extensão. A composição do Cepex inclui o Reitor, como presidente; o Pró-Reitor de Ensino; o Pró-Reitor de Extensão; o Pró-Reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação; um professor representante dos cursos técnicos de nível médio; um professor representante dos cursos de nível superior; um representante dos Diretores de Ensino; um representante dos chefes de Departamento de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação; um representante dos chefes de Departamento de Extensão; um representante técnico administrativo da área pedagógica; um aluno representante dos cursos de nível médio; um aluno representante dos cursos de nível superior; e dois representantes da sociedade civil vinculados a instituições de fomento ao ensino, pesquisa e/ou extensão, indicados pelos órgãos legais a que estão associadas essas instituições.

Eleição

Os membros titulares e suplentes, representantes dos segmentos, serão escolhidos por seus pares, por votação em meio eletrônico ou em reuniões ordinárias ou extraordinárias. E o processo eleitoral para a escolha dos membros do Cepex ocorrerá sob a coordenação da Comissão Eleitoral Central, designada pela Portaria 498/REIT-CGAB/IFRO, de 6 de março de 2024.

A lista oficial dos candidatos será divulgada no 9 dia de agosto, e a campanha eleitoral ocorre de 12 a 14/8/2024. A publicação da lista final de votantes por categoria será feita em 13/8 e a votação eletrônica está marcada para 15/8. Os votantes poderão votar apenas no segmento a que pertencer.

O processo eleitoral objetiva selecionar um representante titular e seus respectivos suplentes: um Diretor de Ensino; um Chefe de Departamento de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação; e um Chefe de Departamento de Extensão, nos três casos a eleição será em reunião ordinária/extraordinária. E no caso de um professor dos cursos de nível médio; um professor titular dos cursos de nível superior; um técnico administrativo da área pedagógica; um aluno representante dos cursos de nível médio; e um aluno representante dos cursos de nível superior, a eleição de titulares e de suplentes ocorrerá por meio de ferramenta virtual de votação no Sistema Suap.

Para ler o Edital 16/2024/REIT-CGAB/IFRO completo, clique aqui.