IFRO recebe R$ 6,6 milhões do MEC para obras de infraestrutura

Publicado: Segunda, 05 de Agosto de 2024, 14h16 | Última atualização em Quarta, 07 de Agosto de 2024, 13h07

Mec InvestimentoO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) recebeu em 2023 do Ministério da Educação (MEC) R$ 6.603.406,94, para investimento em obras de infraestrutura nos campi, especialmente em Cacoal, Colorado do Oeste, Ji-Paraná e São Miguel do Guaporé. Os recursos integram a ação de consolidação do Novo Plano de Aceleração de Crescimento (Novo PAC) do Governo Federal.

No Campus Avançado São Miguel do Guaporé, o recurso foi usado para a conclusão do bloco didático-pedagógico, no valor de R$ 1.710.837,30. Em Ji-Paraná, o bloco administrativo foi concluído graças ao valor de R$ 1.850.000,00. Para o bloco didático-pedagógico no Campus Cacoal, são R$ 1.339.162,70. Para a unidade em Colorado do Oeste, o recurso possibilitou empenhar 100% da clínica veterinária, no valor de R$ 1.100.000,00 para a construção. Além desses valores, O IFRO recebeu o montante de R$ 603.406,94, o que possibilitou a reestruturação de parte do parque tecnológico institucional em três dimensões: equipamentos de internet para cinco unidades; laboratórios de informática em diferentes campi e computadores para a administração.

Investimento — Segundo o Ministério da Educação, até 2026 estão previstos mais R$ 950,8 milhões de investimento voltados à melhoria de infraestrutura dos institutos federais em todo o Brasil, totalizando R$ 1,4 bi na consolidação da Rede Federal. A fase de consolidação dos campi já existentes, em âmbito nacional, conta com a construção de restaurantes estudantis, bibliotecas, salas de aula, quadras poliesportivas, auditórios, laboratórios, além de ampliações e melhorias nas escolas.

O Reitor Moisés Rosa falou sobre as obras em andamento no IFRO.  “O aporte desses recursos, recebidos em 2023, representa um significativo avanço para o IFRO em direção à nossa missão institucional. Esses investimentos nos permitem oferecer educação de qualidade para nossos estudantes, fortalecendo o impacto positivo que a educação profissional tem na comunidade e no futuro do estado de Rondônia. Esperamos que, neste ano, haja a liberação de mais recursos para a conclusão das obras em andamento e início de outros”.

O Secretário de educação profissional e tecnológica do MEC, Marcelo Bregagnoli, destacou que a consolidação e a expansão — 100 novos campi de instituto federal —, associadas ao aumento do orçamento, simbolizam o fortalecimento e a valorização das instituições federais de ensino por parte do Governo Federal. “Este investimento tem impacto direto nas mais de 650 unidades da Rede Federal, gerando melhor atendimento aos estudantes e à comunidade em geral. Estamos atendendo uma demanda de anos, com grande volume de recursos do Governo Federal até 2026”, ressaltou Bregagnoli.

Novos campiEste ano o Governo Federal lançou o plano de expansão de 100 novos campi de institutos federais pelo Brasil. O IFRO foi contemplado com um novo campus, no município de Buritis (RO). O valor que será investido na construção e na aquisição de equipamentos e mobiliário é de R$ 25 milhões. A nova unidade, quando estiver em funcionamento, poderá ofertar cerca de 1.480 vagas, majoritariamente de cursos técnicos. Com a expansão, o IFRO passa a ter 11 unidades espalhadas em todo o estado.

título do terreno foi passado ao IFRO no início de junho, garantindo local para as futuras instalações do Campus Buritis.

• Bloco_Campus_Ji-Paraná
  • Clínica_Campus_Colorado_do_Oeste