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Implantado o Módulo Demandas de Tecnologia da Informação no SUAP

Publicado: Quinta, 01 de Agosto de 2024, 14h44 | Última atualização em Quinta, 01 de Agosto de 2024, 14h44

SUAP IFROO Sistema Unificado de Administração Pública (Suap), utilizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), agora conta com o Módulo Demandas, implantado desde 8 de julho de 2024. O módulo substitui os processos anteriormente realizados pelo Sistema Eletrônico de Informações (SEI), no qual o demandante preenchia um Documento de Oficialização de Demanda de Sistemas, que passava por análise, desenvolvimento, avaliação, homologação e implantação das atualizações.

Com a implantação do Módulo Demandas no Suap, o processo foi aprimorado e se tornou mais transparente para o demandante, permitindo o acompanhamento fase a fase do atendimento, a determinação de prioridades, a extração de relatórios, entre outras funcionalidades. Segundo o Diretor de Gestão de Tecnologia da Informação, Bruce Albuquerque, ao falar sobre a implementação de melhorias em sistemas, é comum pensar que apenas os profissionais de TI são responsáveis pelo processo de mudança. No entanto, ele explica ser imprescindível a participação das áreas de negócio para as transformações e melhorias, tornando o sistema cada vez mais maduro e estável.

Informações importantes do negócio são integradas e transmitidas através do Módulo Demandas. Portanto, a participação de todos no processo de implementação é fundamental para evitar a perda de produtividade em qualquer setor. Uma das principais características deste módulo é a capacidade de integrar todas as unidades do negócio, centralizando informações e minimizando o retrabalho. Além disso, o fluxo operacional é beneficiado pela redução de erros manuais, o que melhora a performance das equipes.

“A equipe da Coordenação de Desenvolvimento de Sistemas, após estudo do módulo disponível no Sistema Unificado de Administração Pública, visando à centralização das soluções que sistematizam os processos de trabalhos institucionais, homologou a ferramenta e, juntamente com a DGTI, o novo processo de trabalho foi oficializado”, ressalta o Diretor.

 

Implantação

Por meio da Prodin/IFRO (Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional), foi publicada a Instrução Normativa nº 4/2024/Reit-Prodin/Reit (Doc. SEI 2303417), que estabelece as diretrizes e procedimentos para o desenvolvimento e implantação de sistemas de informação no IFRO, além da Portaria nº 1185/REIT-CGAB/IFRO (Doc. SEI 2316332), que detalha prazos para a avaliação das demandas entregues e institui o Suap como meio oficial de formalização de demandas.

A Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação (DGTI) também produziu material de apoio, disponível na WIKI do IFRO, disponível neste link aqui, contendo instruções sobre como utilizar e gerir o processo de desenvolvimento e implantação de demandas em sistemas institucionais. A funcionalidade está disponível para gestores máximos das áreas solicitantes ou servidores demandantes por eles designados.

Segundo Uilton Chagas, Coordenador de Desenvolvimento de Sistemas, “a centralização dos serviços, especialmente dos canais de atendimento ao usuário, aumenta o dinamismo e a eficiência na manutenção dos serviços disponíveis aos servidores, gerando uma coordenação centralizada, consistência no atendimento, economia de recursos e processos, além de monitoramento e melhoria contínua devido à concentração dos dados e feedbacks”.

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