Quatro editais de pesquisa com prazo estendido de submissão para a comunidade interna

Publicado: Terça, 23 de Julho de 2024, 10h16 | Última atualização em Terça, 23 de Julho de 2024, 10h18

Prorrogação PropespA Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Propesp/IFRO) prorrogou o prazo de submissão dos projetos para os editais de Iniciação Científica (6/2024), Tecnológica (7/2024), Renovação (8/2024) e Primeiros Projetos: Mulheres na Ciência (10/2024). A nova data para envio de propostas dentro do ciclo 2024-2025 é até o dia 28 de julho de 2024. Segundo a Pró-Reitoria a ação é uma oportunidade de contribuir com a formação científica e tecnológica de estudantes e com a produção de conhecimento e inovação para Rondônia.

As propostas devem ser coordenadas por servidores do IFRO (docente ou TAE). E ser submetidas via Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP Pesquisa), por meio da aba “Submeter Projeto de Pesquisa”, constante da página inicial, ou através do menu lateral, seguindo o caminho: “Pesquisa”/“Projetos”/“Submeter projetos”. O tutorial completo pode ser lido neste link aqui.

Os editais 6, 7 e 8 fazem parte do Programa Institucional de Pesquisa, e somam R$ 3.300.000,00, que visam a financiar cerca de 160 projetos com diversas bolsas para alunos de ensino médio técnico e graduação da instituição. O IFRO incentiva a verticalização dos estudos, do ensino médio para a graduação e da graduação para a pós-graduação. “Alunos de pós-graduação não participam desses editais como bolsistas, apenas como voluntários. Para os alunos dos mestrados do IFRO são oferecidas bolsas pagas pelo próprio IFRO e bolsas da CAPES, por meio de editais específicos”, destaca a Pró-Reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Xênia de Castro Barbosa.

Já o edital de número 10/2024 é o de Primeiros Projetos, com foco na Participação de Mulheres na Ciência. A ação institucional é coordenada pela Propesp e pela Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP), com foco na redução das assimetrias de gênero, em especial no que se refere à participação das mulheres nos processos de produção científica. A ideia é selecionar 15 projetos de pesquisa inéditos, apresentados por pesquisadores e pesquisadoras iniciantes, mas também por pesquisadoras que já tiveram a experiência de participar de editais do IFRO, e interromperam ou reduziram sua participação em razão da maternidade (servidoras que estiveram em licença maternidade nos últimos quatro anos e servidoras que têm filho(a) com deficiência, (independentemente da idade). Cada servidor(a) poderá enviar uma única proposta ao edital. Sendo que cada proposta poderá envolver a participação de 1 coordenador(a), 1 coorientador(a) e 1 colaborador(a) (servidor efetivo/temporário ou profissional externo ao IFRO) e de até 3 bolsistas.

Conforme a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), as mulheres representam, atualmente, apenas 30% dos pesquisadores no mundo. Além de representarem parcela minoritária na ciência mundial, concentram-se em determinadas áreas de conhecimento (sobretudo nas Ciências Humanas e Ciências da Saúde), predominam nos níveis iniciais da carreira e são subrepresentadas em posições deliberativas da política científica e tecnológica. No Brasil a situação não é diferente, e embora, caminhando para um número paritário entre cientistas homens e mulheres, a progressão na carreira científica é mais lenta e difícil para as mulheres, sobretudo para as que são mães.

Visando a responder a temas relacionados à submissão aos editais de pesquisa abertos, a Propesp vem realizando na plataforma Google Meet  o “Plantão Tira Dúvidas: como submeter projetos no SUAP Pesquisa”.  E para mais informações das seleções, acesse o link de cada edital:

Edital nº 6/2024 - Programa Institucional de Pesquisa - Seleção de Projetos de Pesquisa e Concessão de Bolsas de Iniciação Científica

Edital nº 7/2024 - Programa Institucional de Pesquisa - Seleção de Projetos de Pesquisa e Concessão de Bolsas de Iniciação Tecnológica

Edital nº 8/2024 - Programa Institucional de Pesquisa - Renovação de Projetos de Iniciação Científica e de Iniciação Tecnológica

Edital nº 10/2024 - Primeiros Projetos, com foco na Participação de Mulheres na Ciência