IFRO é representado no Seminário Nacional de Ouvidoria de 2024

Publicado: Segunda, 22 de Julho de 2024, 15h08 | Última atualização em Segunda, 22 de Julho de 2024, 15h12

Ouvidoria5O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) enviou representante para a 1ª edição do Seminário Nacional de Ouvidoria de 2024. O evento foi realizado nos dias 4 e 5 de junho, em João Pessoa (PB), no Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB), promovido pela Controladoria-Geral da União (CGU), a Ouvidoria-Geral do Estado da Paraíba e demais instituições apoiadoras. O objetivo foi reunir ouvidoras e ouvidores de todos os entes federativos e poderes para a difusão de conhecimentos e troca de experiências.

O Ouvidor do IFRO, Fabiano Martins da Silva, esteve presente no evento e destacou que “é sempre muito importante participar do seminário porque além de discutir temas relevante para a atuação do Ouvidor, o capacita para oferecer um atendimento com mais qualidade dentro da Ouvidoria setorial. O Seminário só tem a acrescentar, seja com informações, seja para a criação de networking ou ainda para socialização de experiências com outros ouvidores do Brasil”.

Nesta edição, foram realizadas atividades sobre avaliação de serviços públicos e construção de carta de serviços, a relação entre ouvidoria e corregedoria no tratamento de denúncias de assédio, o papel da ouvidoria no engajamento social e competências a serem desenvolvidas para o melhor atendimento em ouvidoria; além das intersecções entre a Lei de Acesso à Informação e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais.

Na mesa de abertura do evento, a Ouvidora-Geral da União, Ariana Frances, abordou o momento oportuno para impulsionar a Rede Nacional de Ouvidoria e o papel das superintendências regionais da CGU como apoio fundamental para a presença do órgão em todo o território nacional. “A CGU é uma grande parceira dessa agenda de participação social, de controle social, com essa presença e com essa troca dos estados e municípios, e com vários outros entes públicos”, destacou a Ouvidora.

Também compuseram a mesa de cerimônia de abertura o Ouvidor-Geral do Estado da Paraíba, André Mota de Almeida, o Presidente do Tribunal de Contas da Paraíba, Antônio Nominando Diniz Filho, o Ouvidor-Geral da Saúde de João Pessoa, Emerson Caldas de Andrade, o Secretário Chefe da Controladoria-Geral do Estado, Letácio Tenório Guedes Júnior, o Controlador-Geral do Município de João Pessoa, Diego Fabrício Albuquerque, e a Superintendente Substituta da CGU na Paraíba, Luciana Sales Lima.

Durante o evento, foram realizadas atividades como roda de conversa sobre a avaliação de serviços públicos, apresentando um projeto-piloto da Ouvidoria-Geral da União (OGU) em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, e um painel sobre a relação entre Ouvidoria e Corregedoria no tratamento de denúncias de assédio, além de oficinas, painéis e uma mesa temática, abordando diferentes aspectos da atuação das ouvidorias. Conforme os organizadores, o 1º Seminário Nacional de Ouvidoria se mostra como um importante espaço para o aprimoramento contínuo da gestão pública e o fortalecimento do controle social no país.

Com informações da OGU.

• Ouvidoria