Acadêmicos do IFRO poderão ser voluntários nas Eleições Municipais

Publicado: Quinta, 18 de Julho de 2024, 10h56 | Última atualização em Quinta, 18 de Julho de 2024, 10h59

APOIO LOGISTICO VOLUNTÁRIO FEED 01O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) é um dos parceiros do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) nos Programas Mesário e Apoio Logístico Voluntário à Justiça Eleitoral. Para servidores e alunos há vantagens em participar das Eleições 2024. Pelos serviços prestados, a Justiça Eleitoral em Rondônia disponibilizará aos acadêmicos do ensino superior, por meio das zonas eleitorais competentes, a emissão do comprovante da carga horária, atestando o período em que o universitário desenvolveu as atividades.

As inscrições no recrutamento de voluntários deste ano podem ser feitas por meio do site do Tribunal ou, presencialmente, no Cartório Eleitoral da cidade em que o eleitor reside. Segundo o TRE-RO, há necessidade de auxílio às equipes da Justiça Eleitoral nas atividades de preparação e lacre das urnas eletrônicas, montagem dos locais de votação e seções eleitorais, transporte das urnas, transmissão de resultados e auditoria de votação eletrônica.

Ao ser voluntário, a pessoa conquista direitos, tal qual a isenção de taxa de inscrição em concursos públicos estaduais; folgas em dobro para cada dia trabalhado ou de treinamento; prioridade em desempate de concursos públicos, quando previsto no edital; e certificado de horas complementares para quem é universitário. Conforme o TRE-RO, ao ser mesário ou auxiliar de apoio logístico, o cidadão está cooperando para uma eleição transparente e eficiente: “todo mundo tem um talento especial para ser voluntário da Justiça Eleitoral. Quem coloca esse talento em prática faz a democracia acontecer!”.

Cidadania

O programa de Apoio Logístico Voluntário (ALV) do Tribunal Regional Eleitoral tem por objetivo recrutar pessoas que se dispõem a auxiliar a Justiça Eleitoral nos trabalhos relacionados às eleições. A participação é voluntária, ajudando a suprir a demanda operacional necessária para realizar o maior evento do país e, também, a promover transparência do processo eleitoral, possibilitando que qualquer pessoa que cumpra os requisitos legais participe diretamente da organização do pleito e ajude a garantir que tudo funcione perfeitamente no dia das eleições.

• APOIO_LOGISTICO_VOLUNTÁRIO_FEED-01
  • APOIO_LOGISTICO_VOLUNTÁRIO_FEED_nv-01