Gestores participam de Capacitação em Orçamento Público durante 77º Codir

Publicado: Quinta, 11 de Julho de 2024, 08h37 | Última atualização em Terça, 16 de Julho de 2024, 11h43

Codir Capacitação3

A 77ª Reunião Ordinária do Colégio de Dirigentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Codir/IFRO) foi realizada de 2 a 4 de julho na Reitoria, em Porto Velho. No primeiro dia de encontro, os gestores participaram do evento de Capacitação em Orçamento Público. O curso foi ministrado pelo Assessor de Gabinete Parlamentar, José Fernandes Barros. Dentro da formação, estavam temas como o Orçamento Geral da União (OGU), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), a Lei Orçamentária Anual (LOA) e emendas parlamentares.

Conforme José Fernandes, que é Chefe de Gabinete do Deputado Maurício Carvalho e da Coordenação da Bancada Federal de Rondônia, a capacitação relacionada ao orçamento foi tratada no IFRO e na UNIR (Universidade Federal de Rondônia). Sobre a experiência, ele explica que abordou temas como a “concepção de orçamento público da União, no que se refere às emendas e destinação delas, no que diz respeito também à execução e à prestação de contas. Foi um momento marcante e importante para mim como profissional e acredito que também foi para os gestores e funcionários da UNIR e do IFRO”.

De Jaru, o Diretor-Geral Renato Delmonico e o Diretor de Planejamento e Administração (DPLAD), Mateus Gomes dos Santos, explicam que a capacitação que versou sobre a Captação de Recurso foi de suma importância para os servidores responsáveis pela gestão do IFRO, Reitoria e campi, pois demonstra a preocupação do órgão na formação contínua de seus gestores, que certamente repercute na entrega de serviços de qualidade à sociedade. “Em especial para o Campus Jaru, que hoje é uma unidade em expansão, essas possibilidades de captação de recursos apresentadas no decorrer curso vem ao encontro das necessidades da comunidade local, tendo em vista que possibilitará a adoção de alternativas pelo Instituto para atendimento de demandas, que certamente com o orçamento ordinário não é possível o atendimento pleno, em função da sua limitação, e assim almejando o alcance exitoso da missão institucional do IFRO”, afirmaram.

O Pró-Reitor de Administração (Proad/IFRO), Elisandro de Moura Martins, ressaltou a relevância da capacitação conduzida durante o Codir. “Esta iniciativa permitiu uma compreensão abrangente do processo pelo qual uma emenda parlamentar percorre até se integrar ao orçamento do IFRO. Além disso, entender a composição, os tipos e a distribuição das emendas parlamentares, juntamente com as estratégias que a instituição pode adotar para buscá-las junto aos parlamentares, é fundamental para viabilizar o financiamento de projetos institucionais e fortalecer tanto o orçamento quanto a infraestrutura do IFRO. Buscamos com essa capacitação deixar transparente todo o processo no pré e pós recebimento de emendas parlamentares. Cada gestor presente teve a oportunidade de esclarecer suas dúvidas diretamente com o palestrante, proporcionando um entendimento mais profundo e prático do funcionamento desses recursos essenciais para o desenvolvimento institucional”.

O Diretor do Campus Avançado São Miguel do Guaporé, Mauro Demício, enfatizou ser “muito importante essa iniciativa de incluir nas reuniões do Codir esses momentos de capacitações e, nesse caso em especial, creio de suma importância que se tenha possibilitado a todos os gestores do IFRO ter conhecimentos acerca da dinâmica de funcionamento dos instrumentos de planejamento para aplicação do Orçamento Geral da União, como a LDO, LOA e, principalmente, os trâmites para captação de recursos do orçamento via emendas parlamentares. Temos certeza de que essas ações de capacitação serão permanentes”.

A Diretora-Geral do Campus Guajará-Mirim, Elaine Oliveira Costa de Carvalho, também afirmou ter obtido muitas informações durante o treinamento aos dirigentes. “A capacitação agregou mais conhecimento ao que já possuíamos sobre os recursos de emendas parlamentares, mas, sobretudo, a outras possibilidades de captação de recursos via projetos nos ministérios. Para além disso, promoveu uma aproximação com a assessoria de gabinete parlamentar, vislumbrando parcerias futuras”, destacou.

• Codir-Capacitação
  • Codir-Capacitação1