Mobilidade internacional contemplará dois docentes de Língua Espanhola do IFRO

Publicado: Quarta, 10 de Julho de 2024, 08h34 | Última atualização em Quarta, 10 de Julho de 2024, 08h34

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) abre oportunidade para docentes de Língua Espanhola irem à Argentina. De acordo com o edital de mobilidade internacional, está aberta até 22/7/2024 a seleção de dois docentes que acompanharão o grupo de 10 alunos do IFRO em Buenos Aires, por duas semanas, junto com a equipe da AFS Argentina. A abertura do processo de seleção para candidaturas faz parte do Programa de Mobilidade STEM Internacional 2024, em parceria com a AFS Intercultura Brasil.

Segundo a Assessoria de Relações Internacionais (Arint/IFRO), a oportunidade abre chance de aprimorar conhecimentos e vivenciar uma experiência internacional incrível. As duas vagas serão com bolsa integral, contemplando servidores efetivos de língua espanhola do IFRO que ficarem nas duas primeiras colocações entre os candidatos pontuados na classificação geral. A inscrição ocorre pelo preenchimento do formulário eletrônico, com adição em PDF dos documentos obrigatórios solicitados.

A sigla STEM é a representação de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. O Programa de Mobilidade STEM Internacional é um programa do IFRO, em parceria com a AFS Intercultura Brasil, e objetiva proporcionar ações de mobilidade internacional, de forma a impulsionar o processo de internacionalização do IFRO; propiciar a mobilidade internacional (MEI) de estudantes e de servidores do IFRO em instituições estrangeiras de educação em áreas de ciência e tecnologia, para realização de atividades de pesquisa, ensino e extensão, dentre outras; ampliar as ações de cooperação internacional em nível institucional para estabelecer novos projetos de colaboração em áreas de pesquisa, ensino e extensão; propiciar maior visibilidade internacional ao IFRO; e possibilitar melhoria nos índices de avaliação da educação ofertada pelo IFRO.

Ambos os docentes selecionados terão a oportunidade de se aprofundar na metodologia STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Na Argentina, o grupo selecionado (alunos e servidores) irá desenvolver um projeto neste segmento, colocando em prática as habilidades necessárias para refletir e agir a favor de um futuro sustentável e inteligente. Os participantes vão adquirir conhecimentos em tecnologia nas áreas de: design, programação básica, aplicativos de tecnologia educacional e mídias em geral. Os selecionados participarão de oficinas sobre atividades culturais típicas da Argentina, como: aula de Tango, oficina de culinária, dentre outras.

Os docentes selecionados participarão dos encontros de preparação e orientações virtuais pré-embarque com a equipe da Secretaria Executiva do AFS Brasil. Esses encontros terão o objetivo de prepará-los para o intercâmbio, bem como introduzi-los em conteúdos fundamentais para suas experiências em um novo contexto no exterior. O programa será executado pela organização do AFS Intercultura Brasil. O AFS é uma organização internacional, voluntária, não governamental e sem fins lucrativos, no qual o IFRO tem parceria, comprometida em oferecer oportunidades de aprendizagem intercultural por meio de programas de intercâmbio para ajudar as pessoas a desenvolverem conhecimentos, habilidades e o entendimento necessário para criar um mundo mais justo e pacífico.

Para se candidatar é preciso ser servidor efetivo de Língua Espanhola do IFRO; ser professor atuante do Centro de Idiomas do campus nas funções de coordenador, assistente pedagógico ou docente em algum curso ofertado nos últimos 24 meses; ter coordenação ou participação ativa em atividades extracurriculares relacionadas ao ensino de Língua Espanhola no campus, como clubes de conversação, grupos de estudo, oficinas ou eventos culturais relacionados à língua ou à cultura hispânica, etc. nos últimos 24 meses; e não estar em gozo de licença ou afastamento conforme descrição do edital.

Para ler o Edital 15/2024/REIT-CGAB/IFRO completo, clique aqui.