Servidoras do IFRO participam da Semana Nacional de Políticas Sobre Drogas em Porto Velho

Publicado: Quinta, 27 de Junho de 2024, 15h07 | Última atualização em Quinta, 27 de Junho de 2024, 15h07

Servidoras do IFRO evento 1

Servidoras da área do ensino e da extensão representaram o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) durante a Semana Nacional de Políticas Sobre Drogas, realizada de 24 a 28 de junho, em Porto Velho. A iniciativa foi desenvolvida pelo Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas (CONEPOD), vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (SESAU).

O evento tem o objetivo de combater o abuso de drogas (ilícitas e lícitas) e chamar a atenção da sociedade para os problemas relacionados ao seu uso, uma questão de saúde pública que afeta jovens e adultos.

Participaram das atividades as servidoras Marcela Regina Stein dos Santos, Pró-Reitora de Extensão, Sônia Gravena, Diretora de Assuntos Estudantis, Márcia Tesser, Diretora de Programas e Projetos e Cleonete Aguiar, Chefe do Departamento de Extensão do Campus Porto Velho Zona Norte.

Segundo Marcela Regina Stein,  a realização de evento voltado para a prevenção do uso de drogas, principalmente no âmbito educacional, torna-se fundamental para abordar e combater esse problema de forma eficaz. “Pois, esse tipo de ação têm um impacto significativo na educação e na promoção de um estilo de vida saudável para os adolescentes, pelo fato de proporcionar a criação de momentos propícios para a conscientização, prevenção e intervenção precoce no uso de drogas entre os jovens, contribuindo para a construção de uma sociedade mais saudável e resiliente”, salientou.

Para Marcia Tesser, a realização do evento abordando a drogadição é de suma importância para os jovens e adolescentes. “Este é um tema que precisa ser pautado em vários segmentos da sociedade e amplamente debatido, principalmente entre os jovens e adolescentes, que necessitam receber o máximo de informações, evitando assim que eles sejam aliciados e adentrem o sombrio mundo das drogas”, destacou Tesser. Durante os cinco dias de programação aconteceram palestras, rodas de conversa, pit stops e caminhadas em escolas, unidades prisionais e avenidas da Capital. “A realização do evento é de fundamental importância para discutir o acesso às drogas que tem sido uma realidade preocupante que afeta nossos jovens, famílias e comunidades inteiras. Assim, as ações da semana são essenciais para união de esforços para encaminhamento de melhores práticas no âmbito da prevenção, assim como no cuidado e tratamento. Educar é prevenir, e o IFRO participa desse debate, buscando parcerias para a prevenção junto à nossa comunidade acadêmica”, afirmou a Diretora de Assuntos Estudantis do IFRO, Sônia Gravena.

Aberto a toda a população, uma das ações mais relevantes do evento aconteceu no dia 28 de junho, no Espaço Alternativo. Como parte do encerramento da Semana Nacional de Políticas Sobre Drogas, com o tema “Educar é Prevenir: o Caminho para um Futuro sem Droga”, com a realização de atendimentos de saúde, orientação psicológica, sorteio de brindes, recreação, além de uma caminhada com todos os participantes.

A Chefe do Departamento de Extensão do Campus Porto Velho Zona Norte, Cleonete Aguiar, falou da importância do evento e parabenizou a organização. “Parabenizo o Conselho por sua atuação no Estado e sua capacidade de aglutinar tantas instituições importantes para o combate e a prevenção das drogas em nossa sociedade e ao acolhimento dos nossos cidadãos que, infelizmente, encontram-se dominados pelas drogas e buscam nas comunidades terapêuticas uma oportunidade de retomarem a direção de suas vidas, e, como disse a representante nacional da Semana Nacional de Políticas Sobre Drogas, ‘junto com essa pessoa existe o resgate de pelo menos mais 10 pessoas direta e indiretamente’. Esses eventos são fundamentais para a estruturação de políticas públicas voltadas à questão das drogas em nosso Estado e no Brasil. Parabenizo o Presidente do CONEPOD Davi Inácio pela iniciativa”, finalizou.

• Servidoras_do_IFRO_-_evento_1
  • Servidoras_do_IFRO_-_evento_2