Aberta seleção para contratação de instrutores em cursos de formação inicial e continuada do Projeto de Informatização Escolar (Proinfe)

Publicado: Terça, 18 de Junho de 2024, 08h16 | Última atualização em Terça, 18 de Junho de 2024, 08h18

O Campus Ji-Paraná, do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), está com processo seletivo simplificado aberto para contratação de instrutores bolsistas para realização dos

cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), no âmbito do Projeto de Informatização Escolar (Proinfe), Eixo de Formação e Capacitação Educacional. As inscrições vão até 30 de junho e são voltadas para servidores públicos efetivos (esferas municipal, estadual ou federal).

As vagas estão distribuídas em 22 municípios de Rondônia, sendo, no total, 11 + Cadastro Reserva, conforme divisão por grupos de municípios definidos no Edital de abertura que pode ser conferido no seguinte link: https://portal.ifro.edu.br/ji-parana/editais/extensao/15013-edital-n-24-2024-selecao-para-contratacao-de-instrutores-para-os-cursos-de-formacao-inicial-e-continuada-projeto-de-informatizacao-escolar-proinfe. As bolsas, por turma, estão no valor de R$ 4.400,00.

A inscrição será realizada por meio de envio de formulário eletrônico na plataforma Google Formulário, através do link https://forms.gle/vcAiiY8L14UBqFk28. No processo de inscrição, os candidatos deverão indicar o grupo de municípios para o qual desejam se inscrever, podendo escolher somente um  grupo dos listados, observado o limite de carga horária semanal e incluir os seguintes documentos, em arquivo PDF de extensão única: a) Carteira de Identidade e CPF, ou da Carteira Nacional de Habilitação, ou da Carteira de Identidade com CPF; b) documentos (frente e verso) que comprovem os requisitos básicos (comprovante de ser servidor público; diploma de graduação; Anexo III devidamente preenchido e assinado; comprovante de experiência exigida); c) documentos (frente e verso) que comprovem os critérios de pontuação previstos no item 5.4; d) comprovante de ser servidor público efetivo das esferas municipal, estadual ou federal.

Os bolsistas atuarão como instrutores dos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), desenvolvidos nos municípios partícipes do Proinfe, nos seguintes cursos: 1. Curso de Produção de Materiais Educacionais Digitais - Ativa Labs - Fase 2; 2. Curso de Utilização de Softwares Educacionais para Ensino Fundamental; e 3. Curso de Sistema Acadêmico Proinfe, desenvolvidos no âmbito do Projeto de Informatização Escolar (Proinfe).

Além de ser servidor público efetivo, para participar da seleção é necessário:  Graduação em qualquer área; Declaração de disponibilidade para atuação presencial nos municípios previstos para receberem turmas, informando que reside em um dos municípios do grupo ao qual concorre; e Experiência mínima de 1 ano no magistério, ou atuação mínima de 2 anos como instrutor ou ministrante de cursos na área de Informática ou da Educação.

Sobre o Proinfe

O Projeto de Informatização Escolar (Proinfe) consiste na criação, implantação e manutenção de um sistema para gerenciamento acadêmico e interface de usuários das Escolas Municipais de Educação Básica de Rondônia. O Projeto prevê, além dos serviços de desenvolvimento tecnológico e formação continuada e capacitação de usuários, conforme as respectivas metas, a compra de equipamentos de informática pelo IFRO para cessão de uso pelas Secretarias Municipais de Educação e suas escolas durante a vigência do Projeto e posterior incorporação ao patrimônio das unidades atendidas. Na terceira fase do Proinfe estão previstas ações de formação continuada e capacitação junto aos municípios participantes, iniciando com o projeto piloto de oferta do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Informática Aplicado à Educação, seguidos por cursos de Formação Inicial e Continuada (FICs).